Igreja

Em fevereiro, Papa Francisco reza pelas paróquias

Nesta semana além do vídeo com a divulgação das intenções do mês, o Santo Padre se reuniu com alguns atletas, membros da CNBB e os os participantes do Forum dos Povos Indígenas.

comshalom
(Imagem Vatican Media)

Foi divulgada a mensagem de vídeo do Papa Francisco com a intenção de oração para o mês de fevereiro. O convite a toda a Igreja Católica através da Rede Mundial de Oração do Papa a rezar pelas Paróquias.

Na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, publicada no início do pontificado, o Papa Francisco enfatiza a centralidade da paróquia: “Embora não seja certamente a única instituição evangelizadora“, escreve, citando uma expressão de João Paulo II na Christifideles laici, a paróquia tem a particularidade de ser “a própria Igreja que vive entre as casas de seus filhos e filhas”. 

Confira o vídeo:

Por favor, sejamos ousados. Vamos repensar o estilo de nossas comunidades paroquiais. Rezemos para que as paróquias, pondo no centro a comunhão, a comunhão das pessoas, a comunhão eclesial, sejam cada vez mais comunidades de fé, de fraternidade e de acolhimento aos mais necessitados.

 6° Encontro Mundial do Fórum dos Povos Indígenas

O Papa Francisco recebeu em audiência, na sexta-feira (10), os participantes do 6° Encontro Mundial do Fórum dos Povos Indígenas, promovido pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) em sua sede em Roma.

“Infelizmente, assistimos uma crise social e ambiental sem precedentes. Se realmente queremos cuidar da nossa casa comum e melhorar o planeta em que vivemos, são imprescindíveis mudanças profundas nos estilos de vida, são imprescindíveis modelos de produção e consumo.”

Papa com os participantes do Forum dos Povos Indígenas (Imagem/Vatican Media)

A seguir, o Pontífice falou sobre o propósito do bem viver e do viver bem em harmonia com respeito às diferenças culturais, . “As culturas indígenas não devem ser convertidas numa cultura moderna, não. Elas devem ser respeitadas”, sublinhou, reiterando a importância de “seguir seu caminho de desenvolvimento e escutar as mensagens de sabedoria que elas nos transmitem, pois não é uma sabedoria enciclopédica. É a sabedoria do ver, escutar e tocar da vida cotidiana”.

E concluiu encorajando os participantes a continuarem “lutando para proclamar essa harmonia que a política funcionalista, a política extrativista  estão destruindo. Que todos possamos aprender do bem viver no sentido harmonioso dos povos indígenas.

Papa com os atletas de Pentatlo Moderno

Na manhã desta sexta-feira (10) o Papa encontrou os representantes da Federação Italiana de Pentatlo Moderno e atletas da equipe nacional. Francisco iniciou anunciando que era a primeira vez que encontrava uma representação deste esporte.

“E aí reside o valor educativo, pois na vida somos chamados a agir desta forma, implementando diferentes dimensões de nós mesmos, dependendo dos contextos, relacionamentos, momentos, etc.”

Papa com Federação Italiana de Pentatlo Pentatlo Moderno
(imagem Vatican media)

Ao concluir o encontro Francisco disse ainda: “No centro do ser humano há um coração, não em sentido físico, mas em sentido simbólico, um coração que sabe como receber e dar amor. E eu sei que vocês, como Federação, tentam se engajar nesta dimensão também com gestos concretos de solidariedade”. Agradeço a todos! Esta é uma competição mais exigente, mas o prêmio preenche a vida e dura para sempre”.

Membros da CNBB se reunem com o Papa

Os membros da Presidência e os assessores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estão reunidos desde o dia 2 de fevereiro, no Vaticano, em Roma. A agenda faz parte da visita anual ao Pontífice e aos Dicastérios que integram a Cúria Romana, após a vivência da Assembleia Geral da CNBB. A Rádio Vaticano conversou com a presidência da CNBB.

O encontro com o Santo Padre, de acordo com um dos presentes, dom Jaime,  é sempre uma oportunidade para fortalecer o vínculo da unidade da comunhão. “Como sempre muito acolhedor, mas também ao mesmo tempo muito atento àquilo que a Igreja no Brasil vem desenvolvendo, e ao mesmo tempo atento à situação do nosso povo. Como Pai, como irmão, a sua orientação, a sua palavra segura e objetiva, clara, de fé, para que juntos possamos levar a termo a obra iniciada”, afirmou. 

Papa sobre os terremotos na Síria e Turquia:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Pope Francis (@franciscus)

Leia também| Há sinais de esperança em meio a destruição provocada pelos terremotos na Turquia e na Síria


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.