Mundo

Em Gaza não tem uma guerra, mas um “massacre inútil”

comshalom

Começa uma nova onda de bombardeios, destruição e morte, em Gaza, no décimo quinto dia do início da operação militar israelense “Margem de proteção”. De acordo com o porta-voz dos serviços de salvamento palestino, Ashraf al-Qodra, já na madrugada foram mortas sete pessoas, entre elas, cinco membros de uma mesma família. O número de mortos sobe para 583 palestinos e mais de 3.640 feridos.

LA TERRE SAINTE N'EST PAS SEULEMENT JUIVE, DIT MGR SABBAH“O que está acontecendo em Gaza – disse à Agência Fides Sua Beatitude Michel Sabbah, o patriarca latino emérito de Jerusalém dos Latinos – não é uma guerra, mas sim um massacre. Um massacre inútil, que não fará Israel avançar sequer um passo em direção à paz e segurança”. O Patriarca afirma que, em vez disso, “com todo este sacrifício humano, os corações dos israelenses e palestinos se encheram novamente de ódio”.

As palavras de Sabbah ecoaram, em seguida, a mensagem do Papa Francisco que disse que “os meios para alcançar a paz só podem ser meios de paz”. “Por 60 anos – explica -, vemos que as guerras, as armas, os massacres são incapazes de garantir qualquer tipo de paz”. Na opinião de S.B. Sabbah, “a única maneira de sair da espiral de violência e destruição é enfrentar a questão de fundo, ou seja, a israelense dos territórios palestinos”.

O Patriarca não vê nenhuma possibilidade de que haja “paz e segurança”, enquanto Israel não “reconhecer a liberdade e a soberania do Estado palestino”. “Mas, talvez, para isso – suspira S.B. Sabbah – tenhamos que esperar uma nova geração de líderes israelenses. Os atuais líderes só acreditam na força militar. Eles têm armas sofisticadas para matar, e não tem poder para fazer a paz”

 

Fonte: ZENIT


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.