Igreja

Em livro, Papa Francisco relata detalhes de seu relacionamento com Bento XVI

Publicado na última quarta-feira, a obra traz uma entrevista do Pontífice ao jornalista espanhol Javier Martínez-Brocal

comshalom
Papa Francisco e Papa Emérito Bento XVI (Acervo)

A Semana do Papa foi marcada pela publicação do livro “El sucessor”. Na obra, Francisco relata, entre outros assuntos, detalhes de seu relacionamento com Bento XVI e garante que ele nunca interferiu em suas decisões. Ainda nesta semana, o Pontífice deu continuidade a série de catequeses sobre vícios e virtudes, meditando desta vez sobre a justiça. Veja estes e outros destaques da Semana do Papa.

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

Catequese sobre a virtude da Justiça

“A justiça” foi o centro da catequese do Papa Francisco na Audiência Geral da última quarta-feira, 3 de abril. É a segunda das virtudes cardeais abordada pelo Pontífice no ciclo de catequeses sobre vícios e virtudes. A justiça “é representada alegoricamente pela balança, pois visa ‘igualar as contas’ entre os homens, principalmente quando correm o risco de serem distorcidos por algum desequilíbrio. O seu objetivo é que numa sociedade todos sejam tratados de acordo com a sua dignidade”.

“As meias verdades, os discursos sutis que querem enganar o próximo, as reticências que escondem as reais intenções, estas não são atitudes condizentes com a justiça. O homem justo é íntegro, simples e franco, não usa máscaras, apresenta-se como é, fala a verdade.”

De acordo com Francisco, “os justos não são moralistas que assumem o papel do censor, mas pessoas íntegras que “têm fome e sede de justiça”, sonhadores que guardam no coração o desejo de uma fraternidade universal”. 

Intenções para o mês de abril

Em livro, Francisco lembra de Bento XVI

“Bento era um homem de grande doçura. Em alguns casos, algumas pessoas se aproveitaram dele, talvez sem malícia, e restringiram os seus movimentos. Infelizmente, de certa forma, elas o estavam cercando. Era um homem muito delicado, mas não era frágil, era forte. Mas, consigo mesmo, era humilde e preferia não se impor. Por isso, sofreu muito”. Essas são algumas das palavras com as quais o Papa Francisco recorda do seu antecessor Bento XVI, no livro-entrevista com o jornalista espanhol Javier Martínez-Brocal (“El Sucesor”, Editorial Planeta), lançado nesta quarta-feira, 3 de abril.

O Papa contou a relação que o uniu ao emérito durante quase 10 anos de convivência no Vaticano: “permitia a liberdade, nunca interferiu. Em uma ocasião, quando houve uma decisão que ele não entendeu, me pediu uma explicação de uma forma muito natural. Ele me disse: ‘olha, eu não entendo isso, mas a decisão está nas suas mãos’, eu expliquei as razões e ele ficou feliz”. Francisco explica no livro que seu antecessor nunca se opôs a nenhuma de suas decisões: “nunca deixou de me apoiar. Talvez houvesse algo que não compartilhasse, mas nunca disse”.

Com inf. Vatican News

Inscreva-se agora no curso ‘Vida Nova’ e aprofunde sobre a Ressurreição de Cristo

Estão abertas as inscrições para o curso “Vida Nova – Como viver a partir da Ressurreição?” preparado pela Comunidade Católica Shalom para todos que desejam aprofundar a experiência com Cristo Ressuscitado. A formação é composta por seis módulos, e pode ser utilizada em grupos de oração e também para ser aprofundada de forma pessoal.

Os conteúdos abordados tratam tanto de aspectos humanos como também de aspectos espirituais sobre a caminhada com Jesus. A condução do curso é feita por Padre Franco Galdino, missionário da Comunidade Católica Shalom. 

[Clique e inscreva-se agora no curso Vida Nova]


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.