Notícias

Em Portugal, símbolos da JMJ 2023 visitam unidade prisional

A Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, símbolos da JMJ 2023, estão percorrendo o país desde o início do ano.

comshalom

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023 acontecerá em Portugal, mais especificamente na cidade de Lisboa, do dia 1 a 6 de agosto. Contudo, a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, símbolos da JMJ, estão percorrendo o país desde o início do ano. Nesta semana, foi a vez da cidade de Vizeu, ao Norte de Portugal. Na região, os símbolos estiveram presentes em uma unidade prisional.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

“Foi com alegria e fé que cada prisioneiro tocou naqueles símbolos e pode sentir que a Igreja não os abandona nem descarta e que, apesar de serem poucos os que deles se lembram”, disse o Capelão do Estabelecimento Prisional de Viseu, Padre João Soares.

O sacerdote ainda comentou que entrar em um estabelecimento prisional é recordar, não apenas o amor de Deus, mas também os motivos pelos quais se ama a Deus. “Amar alguém que me pode trazer vantagens, estatuto e influência é fácil, pois sabemos que receberemos algo em troca. Mas quando a proposta é amar alguém que não tem nada para oferecer além do seu pecado e da sua miséria, a coisa muda de figura. Talvez porque ainda estamos habituados a dar aquilo que nos sobra e não aquilo que temos.”

Padre João afirmou ainda que entrar em um estabelecimento prisional obriga-nos a ir ao fundo da existência cristã e a ver o amor de Deus em ato.

“Se amar é darmo-nos como Jesus se deu na totalidade, então podemos ver isso em cada prisioneiro. Eles dão tudo desde o seu pecado e miséria, a sua privacidade, a sua liberdade, em suma, tudo aquilo que têm tal como Deus. Dali só podemos esperar a eles mesmos e receber a única recompensa que é o amor de Deus.”

A presença dos símbolos da JMJ 2023

Ainda em sua fala o Capelão pontuou: “A vinda destes símbolos foi um presente de Deus para estes homens. Foi uma luz para os dias cinzentos, uma alegria para a tristeza, um alívio para a dor e uma esperança para aqueles que acham que a sua vida termina ali! Hoje, fez-se amnistia [diminuição de pena] para estes homens!”

Leia também | Conheça o jovem sacerdote que passou mais de 70 horas confessando na Semana Santa


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.