A cofundadora da Comunidade Católica Shalom, Emmir Nogueira, foi convidada para participar do Seminário de Estudos para recordar os 25 anos do documento Mulieris Dignitatem (A dignidade da mulher) no Vaticano, organizado pelo Pontifício Conselho para os Leigos.
O documento é do pontificado do Beato João Paulo II e coloca no centro a dignidade e a vocação da mulher na Igreja e na sociedade de hoje.
“A força moral da mulher, a sua força espiritual une-se à consciência de que Deus lhe confia de uma maneira especial o homem, o ser humano. Naturalmente, Deus confia todo homem a todos e a cada um. Todavia, este ato de confiar refere-se de modo especial à mulher — precisamente pelo fato da sua feminilidade — e isso decide particularmente da sua vocação.”
Esta frase – explica o comunicado do Pontifício Conselho para os Leigos – será o ponto de partida do seminário, que analisará as mudanças históricas da imagem da mulher e questionará se essas mudanças implicaram numa renúncia à sua feminilidade.
O Seminário acontecerá nos dias 10 e 11 de outubro.
Emmir Nogueira participará também da Jornada Mariana, ainda no Vaticano, uma das últimas atividades do Ano Fé inaugurado na Igreja pelo Papa emérito Bento XVI. A cofundadora aproveitará para visitar algumas missões da Comunidade Católica Shalom no exterior.