Pela graça de Deus fiz meus primeiros votos no Celibato pelo Reino dos Céus, que alegria poder testemunhar o encontro com Aquele que sempre me esperou e O encontrando eu me encontrei.
[Confira a página especial sobre o Celibato na Vocação Shalom]
Não imaginava que um dia fosse chamado a uma vocação e a esse estado de vida, tive uma parte da minha juventude fora da vontade de Deus, o culpava por tantas coisas que aconteceram na minha vida e isso acabou me afastando dos planos que Ele tinha para mim. Mas, em maio de 2011 tive minha experiência com o amor de Deus, com o
Ressuscitado que me colocou de pé, me fazendo um homem ressuscitado também, tinha 20 anos e a partir dali caminhei ao encontro do meu esposo e nem sabia!
Tive várias experiências dentro da Igreja e que me proporcionaram grandes alegrias e com elas seus desafios, como um jovem normal me apaixonei, tentei viver alguns relacionamentos, mas não dava certo, meu coração sempre se voltava ao outro, a ajudar os jovens principalmente que precisavam ter a mesma experiência que eu. Precisava me
dar a eles e a Igreja, a humanidade precisava de mim, minha prioridade sempre era o outro, muitas vezes esquecendo de mim mesmo.
Resposta vocacional
Em 2013 tive meu chamado vocacional no meio da JMJ no Rio de Janeiro, em 2014 estava eu em uma audição de um musical da Comunidade. Lembro e agora entendo que Deus se utilizava de várias formas para me dizer qual era meu lugar, qual era minha vocação e que era do outro lado da cruz o meu descanso. Acabei me apaixonando por
uma irmã que hoje é da Comunidade de Vida, escrevo rindo, pois é engraçado o como Deus me queria de uma forma tão única e que me fez me apaixonar pra que eu pudesse entender que Ele era o amor que encontrava!
Entendo hoje que aquela irmã foi essa grande isca de Deus, pois nela via o Carisma, a vocação a qual o Senhor esperava minha resposta. A partir daí entrei no vocacional em 2015 onde tive minha primeira experiência da voz de Deus que falava sobre o celibato, mas não sabia o que era, não conhecia a fundo este estado de vida tão belíssimo, até
então não demonstrei interessante algum. No ano seguinte ingressei na Comunidade e comecei a trilhar um caminho de escuta e oração com meus formadores e vimos que o celibato formativo poderia me ajudar nesse tempo a me aprofundar e discernir os anseios que Deus colocava no meu coração.
Desde então eu tinha a certeza que Ele me queria, não foi fácil, foi um caminho de grandes desafios, mas essa certeza não se apagava dentro de mim, afinal Deus não nos inspira desejos irrealizáveis. Os desafios fazem parte do processo louvo a Deus por eles, fazem com que cresçamos e amadurecemos para dar passos firmes e concretos no nosso caminho.
Claro, que tive que ver também os sinais de Deus na minha história e neste caminho foram tantos, poderia testemunhar tantas coisas aqui, mas tudo ia ficando mais claro, o que Ele queria, não tinha pra onde fugir ou ir, se não corresponder esse amor. Essa é uma pequena parte do meu testemunho, é difícil descrever essa vontade de Deus
no celibato, só eu e Ele conseguimos entender essa relação, essa escolha feliz e cheia de sentido! É na vida encarnada do dia a dia que o celibatário testemunha esse caminho com o Esposo e através disso quero ser esse pequeno instrumento de levar a coragem a tantos outros jovens homens a corresponder esse amor, ser instrumento nas mãos do Senhor para a Igreja, para os pobres, para a humanidade que necessitam desse Deus.
Hoje estou feliz e realizado, hoje posso dizer: Sou Romário, Filho de Deus, Consagrado Shalom, Celibatário pelo Reino dos Céus e peço a Deus a fidelidade de ir até o fim. Se você anseia e é chamado ao Celibato, tenha coragem, não desista da vontade de Deus, você vai ser muito feliz. Deus abençoe, Shalom!
Romário Gomes
Consagrado Comunidade de Aliança