O segundo dia do Congresso das Famílias em Dublin, na Irlanda, teve pregação, testemunho e Santa Missa na programação. O evento faz parte do IX Encontro Mundial das Famílias que começou na última terça-feira, 21, e segue até domingo, 26. Padre Silvio Scopel, que está à frente de um grupo de participantes do Shalom, partilha as graças do segundo dia de encontro.
Abordando o tema geral, o cardeal Vincent Nichols, arcebispo de Londres, pregou sobre a preparação para o matrimônio. Ele ressaltou que o segredo da vida é o amor. Só por meio do amor sacrificial é possível encontrar o caminho da felicidade e da superação dos desafios. Da pregação, Padre Silvio destacou: “O amor oblativo no matrimônio faz com que a vida conjugal tenha uma dimensão litúrgica porque é um amor que emana da cruz de Cristo”.
74 anos. Esse é o tempo que o casal que testemunhou no segundo dia tem de experiência matrimonial. Com a idade chegando aos três dígitos, o marido e a esposa partilharam a alegria do amor em seu casamento. “A fé consolidou o nosso amor e o amor nos ensinou a sorrir diante de todas as dificuldades e desafios”, ressaltou Padre Silvio, citando uma fala do casal. O momento marcou a tarde de encontro dos participantes.
Dom João Braz de Aviz, cardeal brasileiro e prefeito da congregação para a vida consagrada, celebrou a Santa Missa do dia. Dom João apresentou trechos da Amoris Laetitia, exortação apostólica que tem norteado o IX Encontro Mundial das Famílias. Na homilia, o cardeal destacou as palavras do Papa Francisco sobre a alegria do amor e enfatizou que é necessário mostrar às famílias que é no Evangelho que se encontra o amor.