O segundo Encontro Nacional de Jovens Líderes das Novas Comunidades vai acontecer de 30 de maio a 1º de junho mas, desde já, provoca a expectativa nos participantes. Para Magda Ishikawa, da Comunidade Canção Nova, cada encontro promovido pela Comissão para a Juventude da CNBB fortalece os integrantes das comunidade novas a evangelizarem em comunhão com a Igreja, a partir da experiência do diálogo e conhecimento dos diversos carismas.
“Quando partilhamos nossas lutas e crescemos juntos na fé, em momentos de reflexão e formação, sanamos inúmeros problemas e nos fortalecemos para enfrentar a Nova Evangelização que o mundo nos desafia”, afirma Magda ao ressaltar ainda a sua alegria em descobrir o grande número de jovens que doam suas vidas , diariamente, para o Reino de Deus, dentro da realidade das comunidades.
Diogo Rocha, da Comunidade Shalom, é membro da Coordenação Nacional de Jovens e destaca que, com este encontro do fim do mês, espera ampliar sua visão acerca da evangelização dos jovens através da partilha e troca de experiências. E é justamente este o objetivo do evento que pretende reunir 100 novas comunidades de todo país para aprofundar o estudo e partilha da vivência do Documento 85 e também discutir o processo de revitalização da pastoral juvenil.
Evangelização juvenil: marca das novas comunidades
A história de muitas comunidades do Brasil se confunde com a evangelização dos jovens. Entretanto, elas precisam sempre buscar modos de se atualizar para cativar os jovens de cada geração e mantê-los fiéis a Jesus. É o que aponta Magda Ishikawa ao descrever a “mudança de época” presenciada no mundo atual: “enfrentamos tempos desafiadores que exigem novos métodos e nova linguagem”.
E como passos de como empreender esta nova metodologia, a representante da Canção Nova enfatiza que, em primeiro lugar, é preciso enfrentar, sem receios, a realidade da juventude atual e com as especificidades deste tempo e, em segundo plano, amar cada jovem como Cristo ama cada fiel, pois “só o amor revoluciona nossa história”.
E, por fim, o terceiro passo seria cultivar sempre com os jovens um relacionamento aberto e franco. “A fé não pode ser imposta a ninguém. Ela sempre será uma adesão livre. Por isso, o diálogo, mais do que em todos os tempos, é um ponto crucial”, esclarece.
Magda ainda enfatiza que se faz necessário ter a coragem de apresentar o amor de Cristo que é “total, fiel e fecundo”, o que estimula o evangelizador a não ficar numa postura passiva, mas é levado também a ir ao encontro dos jovens. “Essa é a eterna atualização que precisamos corajosamente enfrentar”, conclui.
A Reunião de Jovens Líderes das Novas Comunidades acontecerá de 30 de maio a 1º de junho, em João Pessoa (PB), na sede da Comunidade Doce Mãe de Deus.
A taxa inscrição será de R$150,00, incluindo alimentação. A hospedagem será em casa de famílias. Mais informações pelo e-mail novascomunidades@jovensconectados.org.br.