Shalom

Encontro Geral da Obra recebe Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom, em Teresina

comshalom

Evento aconteceu no Atlantic City e marcou a primeira vinda do fundador da Comunidade Shalom à missão de Teresina.

O Encontro Geral da Obra reuniu, nos dias 16 e 17 de setembro, cerca de mil pessoas de todas as missões e irradiações do Piauí. Membros da Comunidade e Obra Shalom das missões de Teresina, Parnaíba e das irradiações de Picos, Piracuruca, Pedro II e Timon (MA), além de pessoas de outras expressões e comunidades da Igreja local se reuniram para viver uma programação que foi marcada pela intervenção divina e por clamor renovado ao Espírito Santo. O momento mais esperado foi a chegada do fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo. 

Moysés falou sobre “Esponsalidade Missionária” numa partilha marcada pela providência e dinâmica do Espírito. No meio da plateia, o fundador relembrou uma característica essencial da vida cristã: um coração abrasado de amor! Ele citou uma imagem dada ao Conselho Geral da Comunidade, descrita na Revista Escuta, que mostra uma multidão tendo seus corações alcançados, queimados de amor pela presença de Jesus Eucarístico.

“Deus quer inflamar, abrasar o nosso coração de amor. Ninguém vai seguir Jesus, evangelizar, se não for a partir do amor de Deus, se não tivermos uma experiência de amor ardente, sem isso nós somos incapazes de viver o Evangelho. A vida cristã não é puramente natural porque a nossa natureza é ferida pelo pecado, o que nos torna incapazes de viver, por nós mesmos, o plano de amor de Deus para nós, mas com a graça de Deus, dia após dia e com o coração abrasado, podemos corresponder com amor.”

 

Em sua fala, Moysés ainda exortou toda a missão de Teresina a não se conformar em viver numa bolha, fechada em seu recinto, mas em saída assim como Cristo viveu. Ir ao encontro do homem, encontrando-o como ele está e anunciar a alegria do Evangelho. Após a pregação aconteceu a Santa Missa, presidida pelo Padre Saulo Dantas e concelebrada pelos Padres Douglimar e Ferdiran. Na ocasião, a consagrada da Comunidade de Aliança Camila Santos realizou os seus primeiros votos no Celibato pelo Reino dos Céus. A noite foi concluída com um momento de adoração.

Bate-Papo com o Fundador

O segundo dia de Encontro Geral da Obra se iniciou com a oração das Laudes, o momento foi conduzido pelo Coordenador Apostólico da Missão, Padre Douglimar. Logo após, Moysés Azevedo respondeu perguntas da plateia, partilhando sobre temas voltados à juventude, famílias e evangelização.

Questionado sobre como manter viva a experiência do primeiro amor, Moysés partilhou sobre a sua experiência com o pentecostes, seu início na vida Cristã e reiterou que é preciso sermos batizados pelo Espírito Santo todos os dias, e isso só acontece na oração pessoal que é uma atualização da nossa experiência pessoal com Jesus. A perseverança é um dom e é preciso sempre pedi-lo.

O fundador também falou sobre saber discernir a vontade de Deus no meio de tantas possibilidades que o mundo oferece e com perseverar nela: “Discernimento é um dom. Em primeiro lugar é necessário pedir e para pedir; é preciso ter vida de oração. Para reconhecer a voz de alguém é preciso ter intimidade com ela, assim é com Deus. Preciso ter referências para o discernimento, Deus não vai pedir nada fora da Sua palavra, do magistério da Igreja. Conhecer, aderir e fazer a vontade de Deus é a plenitude da felicidade humana”.

 Moysés também falou às famílias sobre como ser fiel ao chamado familiar sem deixar a primazia de Deus afirmando que não existe oposição entre a vida familiar e o chamado divino! O sacramento do matrimônio é um sacramento de serviço e assim também as famílias devem estar a serviço de Deus e dos outros. Para os profissionais, Moysés reiterou que só é possível fazer um mundo novo se deixarmos Deus nos fazer novos: “o grande desafio que temos é a centralização em nós mesmos, de nos curvarmos aos nossos desejos”.  

Momento de perguntas e respostas com Moysés Azevedo

Moysés encerrou agradecendo e pedindo que fixemos o olhar em Deus: “o carisma Shalom é uma semente que Deus vai plantando no nosso coração e não é uma semente para nós mesmos, mas que vai servir à Igreja e à humanidade. Há uma figura que eu acho muito bela na nossa vocação que é a da árvore com a raiz no alto, nos lembra de fixarmos o nosso olhar e a nossa vida na eternidade, em Deus, naquilo que não passa, nós passamos dificuldades e provações em nossa vida? Passamos! Mas se o nosso olhar e a nossa esperança estiverem depositados na eternidade então a nossa árvore – cuja raiz está em Deus – ela se transforma e os seus frutos alimentarão muitas pessoas. Os jovens precisam, os pobres precisam, as famílias precisam e Nosso Senhor se utilizou de nós para amar. Nós somos os olhos, os pés e o coração de Jesus ressuscitado para o mundo de hoje, então, honre essa identidade e seja sobretudo expressão dela para quem mais necessita e vamos, humildemente, com o nosso carisma colaborar com a edificação desta arquidiocese, dessa cidade que tanto precisa.”

Ao final da manhã, o Encontro Geral da Obra foi encerrado com a Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, que agradeceu o convite de estar junto à comunidade e, refletindo sobre o evangelho, deixou uma mensagem importante acerca do perdão como uma das ações mais sinceras e necessárias para o caminho de evangelização.

Arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, na missa de encerramento do Encontro Geral da Obra 2023


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.