Brasil

Enem 2023: O que Edith Stein dizia sobre o “trabalho de cuidado” da mulher?

Saiba o que já dizia, na década de 40, uma filósofa alemã sobre o tema da redação do Enem 2023 a respeito do trabalho de cuidado da mulher.

comshalom
FOTO: PEXELS

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano de 2023 trouxe o tema da redação: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher”. Os candidatos tiveram que escrever um texto dissertativo-argumentativo a respeito. 

Apesar de parecer um assunto recente e que não há fontes ou especialistas que já tenham tratado sobre, uma filósofa alemã da década de 40 já relacionava a figura feminina ao que denomina-se de “trabalho de cuidado“. 

Sem esconder, ou “invisibilizar” a mulher, Edith Stein, também conhecida como Santa Benedita da Cruz foi uma filósofa e teóloga de origem judia que deixou escritos preciosos sobre a importância da natureza e da missão da mulher na sociedade.

LEIA TAMBÉM |Carta aberta aos estudantes que vão fazer o Enem

Caráter Profissional da Mulher

Ao falar sobre o “Ethos Profissional“, Edith entende o trabalho como profissão abraçada enquanto chamado vocacional. Para a estudiosa, a mulher possui um “ethos correspondente” a sua “natureza”. Ou seja, tem um caráter profissional equivalente a sua identidade feminina.

“A atitude da mulher, tem em vista o pessoal-vivente e visa o todo. Cuidar, velar, conservar, alimentar e promover o crescimento: esse é seu desejo natural, genuinamente maternal.” Edith Stein

Por isso, ela compreende que existem profissões mais harmoniosas com o caráter feminino, “isto é, todas as profissões ligadas a cuidados com pessoas doentes, à educação, à assistência, à compreensão empática do outro, portanto, à profissão da médica e da enfermeira, da professora e da educadora, da empregada doméstica, as modernas profissões sociais, na ciência, às atividades ligadas à vida pessoal e concreta, isto é, às ciências humanas“.

Segundo a teóloga, em suas atividades as mulheres tendem a visar o bem-estar do ser humano, acima de valores objetivos.

A mulher nas profissões

Santa Benedita dizia ainda que não se pode negar à mulher a capacidade de exercer outras profissões além de mãe e esposa. Em um de seus artigos sobre Ethos Profissional, ela afirma:

E mais: não há profissão que não possa ser exercida por uma mulher. Quando se trata de substituir o provedor de crianças que perderam o pai, de sustentar irmãos órfãos ou pais idosos, uma mulher abnegada é capaz de realizar os atos mais incríveis. Também dons e inclinações individuais podem levar à atividade nas mais diversas áreas. Nenhuma mulher é somente mulher, todas têm sua individualidade e sua predisposição tanto quanto o homem, e essa predisposição a capacita para essa ou aquela atividade artística, científica, técnica, etc. Em princípio, a predisposição individual pode referir-se a qualquer área, mesma àquelas mais estranhas à natureza feminina.” 

Desse modo, Edith considerava que a mulher, independente do cargo ou profissão que exerça, contribui para a sociedade com sua “maneira peculiar de ser” que é capaz de “desenvolver em si e nos outros a verdadeira humanidade.

LEIA TAMBÉM | Entenda a visão que Edith Stein tem da mulher

Mulher segundo o Coração de Deus

Você que é mulher, deseja crescer no conhecimento de si e da sua missão no mundo? 

Inscreva-se no curso online “Mulher segundo o Coração de Deus” que tem como objetivo, formar a mulher católica, para exercer seu papel na sociedade de acordo com a vocação e missão dada por Deus.

[Adquira o curso “Mulher segundo o Coração de Deus]

Ele também aborda temas como sexualidade e o temperamento feminino, fisiologia hormonal da mulher, o amor conjugal, a dependência afetiva, o diálogo a dois, a importância de rezar junto como casal, a escolha do futuro esposo e o feminismo contemporâneo, assunto que está tão em alta na atualidade.

O curso é voltado para mulheres solteiras e casadas, com idade a partir de 18 anos.

 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.