A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é uma das principais práticas devocionais da Igreja Católica. Ela se baseia na crença no amor incondicional e misericordioso de Jesus Cristo simbolizado por seu coração.
A origem da devoção remonta aos primeiros séculos do cristianismo, mas foi no final do século XVII que ela se popularizou e se espalhou amplamente. Santa Margarida Maria Alacoque, uma freira francesa, é uma das principais divulgadoras dessa devoção. Ela afirmou ter recebido visões de Jesus, nas quais Ele revelou seu coração e pediu que fosse honrado e amadO Sagrado Coração é considerado o símbolo do amor divino, da compaixão e da redenção.o.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é expressa por meio de atos de culto, orações e práticas piedosas. A imagem do Sagrado Coração é frequentemente representada com a figura de Jesus mostrando seu coração envolvido em chamas de amor, coroado de espinhos e com uma cruz acima dele. Os fiéis são encorajados a meditar sobre o amor infinito de Jesus e a oferecer atos de reparação pelos pecados da humanidade.
Confira também | Youtuber fala sobre devoção ao Sagrado Coração
Além disso, existem várias orações e novenas associadas à devoção, como a Oração de Consagração ao Sagrado Coração, a Hora Santa, a Ladainha do Sagrado Coração e o Terço do Sagrado Coração. A devoção também é frequentemente associada à prática da Comunhão reparadora nas primeiras sextas-feiras do mês, como um ato de reparação pelos pecados cometidos contra o Coração de Jesus.
A devoção é valorizada por muitos fiéis como uma forma de experimentar o amor divino e buscar a santidade em suas vidas. Ela enfatiza o amor e a misericórdia de Jesus como fonte de salvação e redenção, e incentiva a resposta amorosa dos fiéis por meio da devoção e da vivência dos ensinamentos cristãos.
Leia também | Sagrado Coração de Jesus, a devoção antídoto para o mundo ferido