Desejando encontrar os jovens do mundo inteiro, São João Paulo II, na época Papa, decidiu, auxiliado por outros representantes da Igreja, organizar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A primeira que se tem notícia aconteceu ainda em Roma no ano de 1986. Já no ano seguinte, em 1987, os jovens começaram o belo movimento de peregrinação para diferentes países. E Buenos Aires, na Argentina, foi a cidade que primeiro acolheu uma JMJ fora do continente europeu. Confira, a seguir, o histórico da JMJ.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
De lá para cá, foram realizadas 37 edições da jornada, contando com as diocesanas e as internacionais, e a próxima já tem data marcada: 1 a 6 de agosto de 2023. O local que vai acolher a JMJ agora é cidade de Lisboa, em Portugal. Os encontros mundiais em países distintos acontecem a partir do anúncio da Igreja. Por isso, os jovens devem estar sempre atentos para saber qual a nova terra que eles serão chamados a peregrinar.
Leia também | Confira o calendário de peregrinação dos símbolos da JMJ Lisboa 2023
Entretanto, para entender melhor como surgiu a JMJ, o comshalom preparou um vídeo especial para você. E logo a seguir, uma timeline mostra o histórico das jornadas realizadas em âmbito mundial. Você pode compartilhar esse conteúdo com quem quiser!