Os membros da Comunidade Católica Shalom são chamados a evangelizar uma pessoa por dia, de acordo com seus Estatutos. Esse mesmo chamado o Papa Francisco fez a toda a Igreja por meio da sua exortação apostólica “Alegria do Evangelho”. Reunimos algumas informações sobre o passo a passo do processo de evangelização. Vale destacar que a evangelização é, sobretudo, fruto da graça de Deus.
Antes da evangelização
A evangelização começa muito antes de encontrar alguém na rua, na faculdade ou no trabalho. Ela começa na oração, pois, para evangelizar, é preciso estar em estado de graça. É a partir da abertura do coração do evangelizador que Deus alcança cada homem e cada mulher. Por isso, é tão importante confessar-se antes de partir para evangelizar. Em estado de graça, contempla-se a potência do Espírito de Deus.
Nesse processo de preparação, deve-se levar em consideração, de fato, a vida de oração como um todo, ou seja, a oração pessoal, a adoração, as leituras espirituais, o estudo bíblico, o santo terço… De tudo, Deus pode se aproveitar no momento da evangelização, mas para isso é fundamental estar atento à condução do Senhor. Ainda na preparação, não se pode esquecer a intercessão. É ela que vai preparar o terreno para a Palavra de Deus.
Durante a evangelização
Esteja atento ao contexto em que a evangelização pode acontecer. Independente do lugar, leve sempre o seu sorriso, pois não existe chave mais perfeita para abrir a porta de um coração do que um sorriso. No local, chegue demonstrando a alegria que você experimenta em Deus. Por meio de gestos simpáticos e acolhedores, converse com aqueles que Deus envia a você.
Não tenha medo de tocar na realidade de cada pessoa, por mais difícil que possa parecer. Esteja sempre com aquela “santa inquietação” que impulsiona o seu coração a falar de Deus. Aproveite o assunto, o lugar ou mesmo algo inusitado para falar do Amado. Feito isso, conte um pouco do seu testemunho, mas permaneça atento ao que a pessoa deseja falar. Silencie para escutá-la com misericórdia. Sem julgamentos, ofereça oração para essa pessoa.
Depois da evangelização
Passado o primeiro contato, importe-se com a pessoa evangelizada. Busque ajudá-la a dar passos na caminhada de fé. Esteja com ela no evento que você a convidou, mesmo que seja online. Envie mensagem, deixe que a semente da amizade cresça regada pela graça de Deus. Há tantos testemunhos de pessoas que se tornaram amigas por conta de uma forte experiência de evangelização.