“Namoro existe para acabar”. Você já ouviu essa afirmação? Esse entendimento tem sido, cada vez mais, difundido entre os jovens. Contudo, você compreende o que ele quer dizer? Em entrevista ao comshalom, Carmadelio Sousa, consagrado da Comunidade de Aliança que tem experiência em pregar sobre o assunto, explicou o sentido dessa frase. Por isso, a seguir, confira por que todo namoro tem como meta acabar.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Segundo Carmadelio, a natureza do namoro é baseada em um período de transição e de discernimento. Por esse motivo, é possível afirmar que todo namoro existe para acabar: ou por causa do matrimônio, que será firmado; ou por causa das diferenças acentuadas entre o casal – visto que diferenças entre um casal sempre vão existir, a situação muda quando essas diferenças são mais densas e comprometem o relacionamento.
Carmadelio ressalta que, às vezes, algumas pessoas imaginam que vão conhecer quem elas namoram no período do namoro. De fato, é um momento de conhecer o outro, mas é, sobretudo, um momento de se conhecer em relação ao outro. “Namoro é me conhecer na medida em que eu me relaciono com o outro, o outro me revela também, é uma visão pretensiosa namorar só para conhecer o outro”, explica o consagrado.
Leia também | Confira 7 conteúdos da Vocação Shalom sobre namoro
O período de namoro favorece o discernimento em relação à escolha da pessoa que se quer passar o resto da vida. “Eu vou discernir, vou me relacionar, eu vou me conhecer, vou ver como reagir a cada situação com o outro”, ressalta Carmadelio. Todo esse processo revela, inclusive, quem você é quando namora, quando tem alguém ao seu lado.
“O namoro revela como eu sou com aquela pessoa, e vale ressaltar que cada um de nós é diferente com pessoas diferentes, a gente não é o mesmo com todo mundo, e quem dá o tom é o outro. Se isso não acontecesse, seria como se todos tivessem que se adaptar a nós”, explica.
Carmadelio ainda reforça que não se deve ter medo das crises e de certas discordâncias no período do namoro. Tudo isso existe para favorecer e amadurecer a escolha um pelo outro. “Tudo isso existe para a gente ver como a gente age e reage em diferentes situações com o outro, o namoro é um tempo muito importante para o discernimento do matrimônio”, pontua. Portanto, todo namoro precisa acabar e o fim do namoro revela também a maturidade dos namorados.
Leia também | Dicas simples para aproveitar o Dia dos Namorados