Em nossa pouca fé, perguntamos: “José, você sabia que sua noiva Maria era virgem consagrada, como algumas jovens de sua época? Você sabia que vocês jamais teriam o ato conjugal em sua vida de casados? Você sabia que ela diria “Sim” à proposta de Deus de ela engravidar de Seu Filho? Você sabia que ela estava grávida do Filho de Deus? Você sabia que esse Filho era o Messias esperado por Israel durante séculos?
> Leia aqui outros artigos de Emmir Nogueira na coluna Entrelinhas
Você sabia que Maria era a “virgem que daria à luz um filho”, conforme a profecia de Isaías? Você sabia que o Pai lhe pedia que adotasse Seu Filho e que o educasse? Você sabia que seria paradigma de homem santo para o Santo Filho de Deus?
Você sabia que não tinha condições financeiras para cuidar do Filho de Deus? Sabia que tudo o que poderia oferecer para Ele nascer seria um estábulo? Você sabia que teria de fugir às pressas com Ele e Maria para o Egito e que, anos depois, iria perdê-lo em Jerusalém? Você sabia que não teria mais vida tranquila depois que acolhesse Jesus e Maria?
Você sabia, José, que teria de dar ordens e orientações de pai ao próprio Deus? Sabia que teria de proteger, com seus limites humanos, Aquele que protege a todos e simplesmente escolheu ser protegido por você? José, você sabia que morreria cedo e deixaria Jesus e Maria sozinhos, sem sua proteção, sem seu trabalho? Você sabia que seu filho adotivo, Jesus, sairia por todo o Israel a falar sobre o amor do Pai? José, você sabia?”
Responde José, em sua fé: “Sabia, sim, do voto de Maria. Só soube que Ieshuah era o Filho de Deus depois que o anjo me falou em sonhos. Quanto ao restante… não,
não sabia! Mas, olha, para mim, é mais importante obedecer do que saber. Obedecer e confiar. Simplesmente!”
Quatro ‘C’s da Confissão, segundo Pe. Antonio Furtado
“Se o pecado é uma doença da alma, a confissão é exatamente um remédio, a cura da alma. Quando a pessoa se confessa, o seu coração é curado”, declara o sacerdote da Comunidade de Vida Shalom.
“A conversão é um ato divino, o perdão é uma recriação do homem”, afirma Pe Antonio Furtado.
Na última pregação do Retiro da Quaresma e Semana Santa Shalom, o missionário apresentou quais os passos para realizar uma boa Confissão, confira: