Muita leitura, rotina com sono regulado, prática de questões e boa escrita ajudam na hora da prova, mas para a sergipana Lorena Barreto Araújo, membro do Shalom, a confiança nos planos de Deus fez a grande diferença para a sua aprovação no ENEM.
O seleto grupo que tirou a nota máxima no Brasil — incluindo Lorena — cumpriu com eficiência as cinco competências exigidas na prova e soube dissertar com propriedade sobre o tema proposto na prova. Para a jovem, além da rotina de estudos regular, a confiança nos planos de Deus para a sua vida fez com que ela acreditasse que é possível se dedicar aos estudos sem deixar de lado a oração, que, segundo ela, fez a diferença no alcance de seu objetivo.
“Eu coordenei um grupo de jovens na Paróquia Santa Terezinha por muitos anos. Quando comecei a estudar para o Enem, nunca deixei de lado o meu compromisso com Deus e com os jovens que estavam me esperando. Em alguns momentos, tive que me ausentar para fazer simulados, provas; mas sempre rezava, a bíblia sempre que estava na bolsa, junto com os cadernos”, testemunha a jovem.
Lorena conta que prestou vestibular quando cursava o 3º ano do Ensino Médio, mas não logrou êxito. No entanto, nunca deixou de acreditar nos planos de Deus para sua vida. “Ainda imatura em viver as perdas, e o caminho de cruz, decepcionei-me quando não consegui a vaga em Medicina de primeira. Mas compreendi que tudo acontecia no tempo de Deus, então aprendi a bendizer Seu nome por tudo! O louvor era a minha oração, e isso me dava a certeza da confiança e do zelo do amor dEle para comigo, fazendo-me acreditar, cada vez mais, que aquilo que estava nos meus planos também era vontade de Deus”, disse Lorena.
Deus não tira nada
O papa emérito Bento XVI disse aos jovens no início do seu pontificado: “(…) Não tenhais medo de Cristo! Ele não tira nada, Ele dá tudo.” É essa experiência que um jovem cristão — em meio às mais adversas situações da vida deve ter — inclusive nos estudos. Ele deve sempre priorizar um tempo para Deus, não por obrigação, mas por uma necessidade vital, principalmente através da Eucaristia diária e do Santo Terço.
O tempo que dedicamos a Deus não nos faz perder nada, porque estamos plantando sementes para a eternidade. Não precisei parar de estudar, pelo contrário, estudei o triplo. Para relaxar, eu encontrava descanso na oração, indo à Missa em minha Paróquia ou próximo ao cursinho. Não basta preparar a mente, temos que alimentar o espírito. (Lorena)
A Comunidade Shalom esteve junto com Lorena na condução de um retiro de aprofundamento no ano da sua prova do ENEM. Deste encontro, surgiu o seu mais novo grupo de jovens “Geração Jesus”, o qual a graduanda em Medicina coordena. “Me preparei para esse grande retiro, com mais de 50 jovens, na época em que estudava para o Enem, ou melhor, na fase final, em que tive que me dedicar extremamente. Mas a fidelidade de Deus sempre me acompanhou”, concluiu.
Com a pontuação, Lorena já conquistou a aprovação para o curso de Medicina em quatro universidades do país: uma estadual, uma federal e duas particulares. “Vou nas asas do Senhor, o Seu amor é o que me conduz.”
Layla Kamila