Falta pouco mais de um ano para a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ). E hoje a gente vai conferir algumas curiosidades sobre esse evento tão especial para os jovens do mundo inteiro. Por isso, fica ligado, porque você vai descobrir quantas jornadas cada Papa já participou, quais os locais em que o evento foi realizado e muito mais. Portanto, cola neste conteúdo e compartilha com os amigos!
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Curiosidade sobre os temas das JMJ
Para começar a gente, vai conferir quantas vezes os Evangelhos foram temas dar jornadas. Bom, vale destacar que aqui a gente está considerando somente as jornadas que foram realizadas a nível mundial.
Nesse sentido, podemos apresentar a seguinte numeração: o Evangelho de João foi utilizado cinco vezes; já o Evangelho de Mateus esteve presente em três temas de jornadas; e o Evangelho de Lucas uma vez. Inclusive, é nele que está o tema da próxima jornada em Lisboa, no ano de 2023.
Além dos Evangelhos, três temas foram tirados de cartas: 1 João, Romanos e Colossenses. Cada tema traz uma realidade da Igreja propícia para aquilo que os jovens e o mundo vivem no tempo presente.
Inclusive, uma das jornadas teve como tema um trecho dos Atos dos Apóstolos. Vale lembrar que o processo de escolha do tema parte da escuta atenta daquilo que Deus deseja falar e fazer na juventude da Igreja.
Confira também | Entenda como surgiu a JMJ e confira o histórico do encontro
Quantas jornadas cada Papa participou?
Falando de jornadas realizadas a nível mundial, podemos dizer que o Papa João Paulo II – hoje, São João Paulo II – participou de oito eventos. Já o Papa Bento XVI participou de três e o Papa Francisco também até o momento.
A confirmação de sua presença na JMJ 2023 ainda é aguardada pelo Comitê de Organização Local (COL). Mas quais foram essas jornadas que cada um participou? A seguir, a gente apresenta para você essa informação.