Ser pai é uma missão

A paternidade biológica, adotiva ou mesmo espiritual, quando exercida, oferece ao homem uma experiência de plenitude, pois faz parte de sua essência. Neste especial, vamos acompanhar o início da carreira paterna do jovem Yuri Costa, membro da Comunidade de Aliança. Sua vida ganhou recentemente a doce melodia de Cecília.

O que será que os filhos de um missionário acham de seu pai? Convidamos duas turminhas para falar sobre esse assunto e, é claro, para desejar Feliz Dia dos Pais de um jeito diferente. Ah e se seu filho escolhesse partir em missão? O que faria? No testemunho de Francisco de Assis, pai de um missionário, conheceremos como ele lidou com essa situação.

A palavra PAI é muito pequena, mas foi dela que Deliane Souza tirou lindos versos para homenagear os pais. Também para render louvor e gratidão, Gabriel Azevedo escreveu uma carta para o seu paizão. Bom, esperamos que aprecie esse conteúdo feito com carinho para pais e filhos, e também para as mamães, pois sabemos que elas gostam muito desse tema.

Meu coração já não bate mais em mim

Por Jonas Viana

O cantor e compositor Yuri Costa iniciou sua carreira como pai no mês passado, mais especificamente no dia 24 de julho. Essa foi a data que a pequena Cecília escolheu para estrear. No Twitter, o jovem pai de 27 anos compartilhou um pouco desse momento tão especial na vida de uma família: a chegada de um bebê.

Desejo de acompanhar o parto

Essas mensagens foram postadas da porta do setor do centro cirúrgico, onde Yuri chorava e rezava seu terço. Devido à pandemia do coronavírus, não pode acompanhar o parto. "Mas deu para ouvir o choro quando ela estreou, chorei junto de alegria e pouco depois ela passou para o berçário e pude pegá-la no colo por alguns segundos".

Deus me amou, me abraçou

"Ela ouviu minha voz, abriu os olhos e ficou atenta. Naquele momento Deus me amou, me abraçou... chorava... e na Cecília eu pude me ver nos braços dEle. Uma experiência de paternidade que me fez me sentir Filho Amado mais uma vez, tudo fazia sentido e ao mesmo tempo era muita emoção para um papai de primeira viagem", relata o jovem membro da Comunidade de Aliança Shalom.

Ainda na alegria desses primeiros dias de vida da filha, Yuri partilha que não consegue descrever o que sente. "Meus cabelos brancos já começaram a aparecer", brinca o cantor que celebra o seu primeiro Dia dos Pais neste ano.

Palavras de Yuri sobre a Paternidade

"A paternidade, definitivamente, nos transforma, me transformou. Meu coração já não bate mais em mim. E isso me faz lembrar também da imagem do Sagrado Coração de Jesus. Sempre disponível, sempre a nos amar, sempre a jorrar, sempre a se dar por nós.

Essa também será minha missão agora. Mas não somente com Cecília, numa paternidade de sangue, mas também, com a graça sobrenatural divina, crescer na paternidade espiritual.

Assim como O Verbo se faz carne e se abaixou até nós como um bebê indefeso, assim também se renova em minha família o abaixar-se de Deus para nós. E só nos resta agora Amar O Amor, através de Cecília... e de quantos Ele nos confiar".

Meu pai é missionário

Se seu filho quiser ser missionário?

Por Francisco Sousa

O chamado de Deus é algo muito belo na vida de uma pessoa. Aquele que recebe a missão de ser pai biológico, ou adotivo, assume a grande e feliz responsabilidade de cuidar, de educar e de, sobretudo, amar os filhos que Deus o confia. E esse movimento de amor passa pelo apoio na descoberta vocacional de cada filho e filha, seja no âmbito profissional ou mesmo religioso.

Talvez, você não conheça de cara quem é o missionário nas fotos a seguir, mas a pessoa que ele é hoje é fruto do amor de Deus manifestado em sua vida por meio da sua família, de modo particular pelo seu pai.

Francisco de Assis Bastos da Costa tem 73 anos, três filhos, sendo um deles missionário que se tornou padre na Comunidade Católica Shalom. Padre Denys Lima tinha acabado de completar 18 anos quando decidiu ingressar na Comunidade de Vida. Vinte e dois anos depois, seu Francisco de Assis recorda como aquela decisão do filho repercutiu na família.

“Foram momentos bem difíceis. Tenho que confessar que fizemos de tudo para que isso não acontecesse, pois ele ainda era muito jovem e nos preocupávamos com tudo que ele teria que renunciar. Inclusive, um sonho dele de ser médico. Nos doía muito também nos separarmos tão cedo dele. Sofremos muito com essa separação, eu tentava ser forte pra dar força à mãe dele, mas quando chegava no trabalho chorava muito. As irmãs se revoltavam por achar que ele estava nos causando muito sofrimento. Mas ele sempre nos dizia que tinha recebido um chamado de Deus muito forte e que nada o faria desistir".

Alguns anos depois, Padre Denys discerne seu estado de vida e começa a dar passos rumo ao sacerdócio. “Ele estava em missão em Natal, quando recebemos uma ligação sua. Era dia de São João, e ele nos falou que tinha visto que seu chamado era para o sacerdócio. Então, foi uma grande alegria pra nós. Meu pai ia ser padre. Estudou oito anos no seminário e sempre sonhou ter um filho padre, e nós vimos que Deus realizou o seu desejo no neto", relembra o pai de Padre Denys.

Memórias de um pai sobre o filho

O corte profundo

“Nós tínhamos um apartamento no Icaraí [região próxima à cidade de Fortaleza no Ceará]. O condomínio era bem grande e ele com 8 anos gostava muito de aventura. Estavam fazendo um piso no condomínio e ele andava muito de bicicleta. Nesse dia ele resolveu ‘voar’ de bicicleta para ultrapassar as pedras, mas caiu. Levou um corte na perna muito grande e profundo. Quando eu vi desmaiei e não tive condições de dirigir para levá-lo ao hospital, um amigo que foi dirigindo, e o levamos. Quando chegamos, o médico disse que tinha sido um milagre não atingir o tendão e levou 29 pontos".

O primeiro lugar

"Ele mesmo criança se preocupava porque achava que nós nos sacrificávamos muito para pagar colégio para os três. Nesse tempo ele estudava no Christus. Então, ele soube que o colégio Geo ia fazer uma seleção e quem tirasse primeiro lugar teria bolsa integral. Ele nos falou isso com muita alegria, mas nós dissemos que não queríamos que ele saísse do Christus, mas ele insistiu tanto que deixamos, e ele realmente tirou o primeiro lugar e ganhou uma bolsa integral e daí em diante nunca perdeu a bolsa até terminar".

Uma mensagem especial

Neste dia em que celebramos e honramos a figura paterna em nossas vidas, seu Francisco de Assis deixa uma mensagem para os filhos e os pais: “aos filhos, diria que amem e respeitem seus pais até o final de suas vidas. Aos pais, diria que os filhos são os maiores presentes que Deus nos deu, e que vale a pena doar nossas vidas por eles. Se fosse para recomeçar, eu faria melhor ainda do que fiz”.

Pai

Por Deliane Souza

Pai, quanta força
Em uma palavra tão pequena
Meu Pai, um sentido próprio
De uma pertença dupla
O filho que pertence ao pai,
E o pai que é todo para o filho

E como também não dizer Abbá, O Pai
Ao pai do céu, ao pai na terra.
Nos teus braços sempre nos encontramos
Como eternas crianças e nos alegramos

Com esse amor que cuida
Que acorda cedo pra nos levar à escola
Que nos leva para jogar bola
E às vezes como um mágico,
Traz uma surpresa na cartola

Que não mede esforços para nos ver felizes
Que é capaz de tudo sacrificar
Para todo seu amor por nós derramar

Obrigada, Pai!
Por sempre estar no mesmo lugar
A nos amar, a nos guiar, a nos dizer:
Filho, eu estarei sempre aqui
Mesmo quando você crescer.

Carta para o meu pai

Por Gabriel Azevedo

Pai, sua benção!

Neste dia tão importante em que celebramos a paternidade, decidi fazer uma homenagem de uma forma diferente. Você sabe o quanto não sou bom escrevendo, e sempre me corrigia, mas quero demonstrar um pouco da minha gratidão por tudo o que você representa na minha vida.

Ao escrever, trago em mim muitas memórias! Essas memórias com certeza afirmam que você é um excelente pai, mas que ao mesmo tempo nunca foi perfeito, e mesmo assim sempre quis fazer o melhor para mim e para o meu irmão. Lembro-me do tempo em que você saía de casa às 4h da manhã para trabalhar e chegava às 23h e só nos encontrava dormindo, tudo para que pudéssemos ter a melhor educação. Era o provedor, mas nunca foi ausente. Íamos sempre almoçar contigo, embora fosse muito corrido, o momento sempre continha muito amor. 

Nesse mesmo tempo, você sempre buscava ter um dia de folga e então era uma festa! Íamos ao cinema, pescar… Você até mesmo assistia a mim e meu irmão jogando em algum campeonato de futebol, embora que não gostasse tanto assim de futebol. Você sempre foi um esposo apaixonado, sempre foi um pai comprometido e me ensinou a responsabilidade.

O que mais me encanta em ti é o seu coração generoso, que nunca negou a mão para ajudar alguém. Lembro de uma vez em que estava contigo e você tinha ajudado uma pessoa e tempos depois você pediu ajuda a mesma pessoa e ela negou. Eu fiquei com raiva e você olhou para mim e disse: "A gente sempre ajuda o outro sem esperar nada em troca”. Quanta generosidade, que grande coração bondoso é o seu! E este coração bondoso sempre foi assim nos momentos difíceis em que a vida nos provou e como nos provou, e também nos momentos tão especiais que vivemos juntos.

Lembro-me de quando comecei a caminhar para ingressar na Comunidade de Vida e ser missionário e comecei a abandonar tudo. Você foi me vendo pouco a pouco deixar as coisas: terminar o namoro, não querer mais fazer a faculdade, deixar o emprego e por aí vai. Em tudo isso agiu como um bom pai e me perguntou: "Tem certeza disso?", e eu no silêncio, meio encabulado, não sabendo explicar o que se passava no meu coração, só balancei a cabeça fazendo o gesto que sim. Então de lá pra cá você sempre esteve perto e foi deixando este desejo de Deus gritar em mim.

Outro dia, já na Comunidade, foi um dos dias mais felizes, estávamos no telefone partilhando e você disse: "Queria tanto que você estivesse aqui (doeu o meu coração ao ouvir isso, mas você continuou), mas sei que está muito feliz então quero que permaneça." Não sei explicar o que se passou em mim ao escutar isso.

Obrigado por tudo! Obrigado por todo carinho que me deu, obrigado por toda paciência que teve e tem comigo, obrigado por cada visita e ligação que faz na minha vida, porque participa da vida missionária que Deus escolheu para mim. Você é para mim o reflexo da paternidade de Deus! Obrigado por todo sofrimento escondido, obrigado por me ensinar sempre a sonhar, obrigado por me ensinar a perseverar!

Eu amo muito você e tenho uma eterna gratidão! Deus lhe dê o céu!

Promoção #ACaraDoPai

Livraria e Edições Shalom

Quando você nasceu, as pessoas costumavam dizer que você era a cara do seu pai? Aposto que a mamãe ficava com aquela pontinha de ciúme, não estou certo?! E ao longo do tempo você foi crescendo e ficando ainda mais parecido com ele? Bom, então, prove que é a cara do seu pai e de quebra garanta um livro das edições Shalom.

A Livraria Shalom está com um sorteio muito maneiro de um livro das Edições Shalom, através da campanha do dia dos pais, “A cara do pai”. Isso mesmo, se você se acha a cara do seu pai, mostra pra gente o quão parecido vocês são e, se realmente forem um a cara do outro, você leva um livro muito massa das edições.

Para concorrer é muito simples, basta você fazer aquela foto responsa com o seu pai, postar no seu perfil do instagram, marcar a @livrariashalom usando a #acaradopai na legenda. A gente vai selecionar os perfis mais parecidos com os pais, colocar para votação nos stories da @livrariashalom, e deixar a galera decidir quem é o mais parecido com o seu pai.

O dono da foto mais votada vai ser o ganhador da promoção e poder escolher um título de livro das Edições Shalom. Ah! E para você realmente ser o ganhador, você precisa estar seguindo o perfil da livraria, está com o seu perfil público e torcer para ser o mais votado. Então, não perde tempo e posta logo a sua foto marcando a @livrariashalom, você tem até o sábado para isso, o sorteio vai acontecer no domingo do Dia dos Pais pelos stories. Boa sorte!


EXPEDIENTE

COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PORTAL COMSHALOM

Coordenação do Portal: Eveline Coelho | Edição de Conteúdo: Jonas Viana | Textos: Deliane Souza, Francisco Sousa, Gabriel Azevedo, Jonas Viana | Produção de Vídeo: Eveline Coelho | Edição de Vídeo: Jonas Viana | Edição de Página: Jonas Viana.