Notícias

Esperança: uma virtude que salva vidas

“Para a saúde mental, a esperança faz dar um passo a mais e enfrentar a sensação de angústia sobre algo que se está enfrentando” diz Psicóloga

comshalom

Em um tempo marcado pela pressa, agenda cheia, cobranças e somado aos desdobramentos da pandemia, as pessoas se depararam com a necessidade urgente de cuidar da mente. E quando o assunto é saúde mental, a esperança é uma grande aliada na prevenção, na identificação do grau dos transtornos, bem como um importante auxílio para o tratamento.

O dicionário Oxford define esperança como “sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja; confiança em coisa boa; fé” diz ainda que é “expectativa, espera, aguardo”.

Quem espera tem motivo para viver

Ter esperança é motivo para viver, é sentido e razão para continuar. Tal virtude inspira o homem a acreditar em novas possibilidades, a tentar de novo, a persistir. Pode-se dizer que um homem esperançoso é um homem saudável.

A falta dela está ligada a muitos transtornos mentais e acreditar que uma situação difícil e/ou de grande sofrimento passará ajuda o indivíduo a sair da inércia e melhorar os problemas que enfrenta.

“Para a saúde mental, a esperança faz dar um passo a mais e enfrentar a sensação de angústia sobre algo que se está enfrentando e a acreditar que pode surgir algo melhor” pontua Joice Silva, Psicóloga Hospitalar e Clínica, Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e participante da Obra Shalom em Juiz de Fora-MG.

A esperança, é portanto, essencial para se ter uma mente saudável, é um medidor que ajuda os profissionais a identificarem a melhora de pacientes. Isto porque ela devolve o desejo de viver, faz o indivíduo se mover, dá espaço para o recomeço, mostra que a vida pode pulsar de novo. A esperança salva vidas, e por isso a importância de promovê-la.

Joice completa: “A esperança é um sentimento encorajador, surge do coração, das nossas convicções, da nossa fé. A esperança nos faz acreditar nas pessoas, no futuro, no sentido da vida. É expectativa de melhora diante de situações difíceis”, e por isso, importante para a mente e a vida do homem.

A esperança Cristã

O Catecismo da Igreja Católica ensina que a esperança é uma virtude teologal (fundamentada em Deus) que anima e caracteriza a ação moral do cristão. Através dela o homem deseja a felicidade da vida eterna e coloca sua confiança em Deus, autor das promessas, para Nele esperar o socorro da graça do Espírito Santo.

Diante das realidades exigentes da vida, das dores, fragilidades e também das aspirações mais puras do coração humano essa virtude é alento porque o revigora.

 “A virtude da esperança responde à aspiração de felicidade colocada por Deus no coração de todo homem; …, protege contra o desânimo, dá alento em todo esmorecimento” (CIC, 1818)

O Youcat (Catecismo Jovem) em seu artigo 308 ensina que “A esperança significa confiar naquilo que Deus nos prometeu pela Criação, pelos Profetas e em especial por Jesus Cristo, mesmo que ainda não o consigamos ver. Para que possamos esperar pacientemente o que é verdadeiro, foi-nos dado o Espírito Santo de Deus.”

Esperar significa crer na aventura do amor, ter confiança nas pessoas, dar o salto no incerto e abandonar-se a Deus totalmente, diz Santo Agostinho, Doutor da Igreja.

Tal afirmação ecoa no que diz a Palavra de Deus no livro dos Hebreus: 

“Continuemos a afirmar nossa esperança, porque é fiel quem fez a promessa”. Hb 10,23

Leia mais | Para saber mais sobre a Esperança Cristã leia a Encíclica SPE SALVI

Peregrinos da Esperança é tema do Fórum Shalom 2023

Diante de uma temática tão necessária, em especial nos tempos atuais, a Comunidade Católica Shalom promove o Fórum Shalom, evento que acontecerá em Fortaleza (CE), de 08 a 10 de setembro. Com o tema Peregrinos da Esperança, inspirado pelo Jubileu 2025, o evento além de ter cunho formativo preparará os participantes para o ano jubilar em Roma.

Haverá pregações, adoração, workshops, entre outras atividades, e será uma oportunidade para aprofundar o conhecimento da virtude. Nesta edição os participantes poderão ainda peregrinar à Diaconia, à Igreja do Ressuscitado e ao Shalom da Paz.

Como disse Francisco a respeito da escolha do tema na Carta sobre o Jubileu, é possível desde já experimentar “de um renovado renascimento”.

Serviço

Mais informações

Data: 08, 09 e 10 de setembro 2023
Local: Centro de Eventos do Ceará
Inscrições: Clique e faça a sua inscrição
Site oficial: www.forumshalom.com

 

Elisângela Assis – Núcleo de Jornalismo SH
Comunidade de Aliança Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.