No dia 9 de dezembro, o Teatro da Universidade Estadual de Ponta Grossa foi palco da apresentação: “Filho de Deus, Menino Meu“, um espetáculo produzido pela Comunidade Católica Shalom. Escrita por Maria Emmir Nogueira, cofundadora da comunidade, a peça mergulha na simplicidade com a qual Cristo chegou ao mundo: desprovido de honras, riquezas materiais e conforto.
A trama não apenas retrata o nascimento de Jesus, mas também explora os sentimentos de São José, da Virgem Maria e de todos os envolvidos nesse momento único da história, com sensibilidade e profundidade. A narrativa foca no “Sim” que deu vida para que o Senhor pudesse encarnar entre os humanos.
A história é contada pela “trupe da encarnação”, responsável por anunciar a chegada do novo por meio do nascimento de Jesus, e guia os espectadores por uma jornada tocante e reflexiva.
O destaque do espetáculo foi a interpretação de João, que deu vida a São José. Seu testemunho é revela não apenas a preparação espiritual que antecedeu seu papel na peça, mas também a transformação pessoal e emocional que viveu ao encarnar o personagem.
“Eu havia concluído uma consagração a São José alguns dias antes que uma amiga me fizesse o convite para interpretar o pai adotivo do Menino Deus no musical. Aceitei o convite prontamente”, compartilhou João, destacando o papel especial que São José desempenhou em sua vida durante um momento desafiador. Esse convite se tornou um encontro com a devoção e a amizade com São José.
Confira algumas fotos do espetáculo:
A preparação para o papel não foi simples para João, que assumi nao ser um artista profissional, mas segundo ele, encontrou apoio na acolhida calorosa da comunidade, na simplicidade e na dedicação das pessoas envolvidas no espetáculo.
“Para mim, ‘Filho de Deus, Menino Meu’ é sobre uma mulher. Trata de uma filha que se torna mãe. Ela atravessa a experiência humana com tanta humildade, de modo tão humano que acaba por experimentar o divino. Eu aceitei o convite por amor a José, e ele me fez entender que era sobre ela, sua esposa“, refletiu João sobre a profundidade da história.
“Sem dúvida, foi uma experiência maravilhosa que me enriqueceu da intimidade com a Sagrada Família. Confirmou meu sonho de ser pai e esposo, como José. Deu-me uma nova família nos amigos e membros da Comunidade Shalom“, finaliza João.
E por fim, Marine Limas, que assistiu ao espetáculo, compartilhou suas impressões: “O espetáculo foi incrível e muito emocionante, nos fez adentrar dentro da história, de um jeito descontraído mas que nos faz refletir e entender, o nascimento do menino Jesus.“
“Filho de Deus, Menino Meu” não apenas ofereceu uma representação artística, mas também tocou corações e proporcionou uma experiência reflexiva sobre a essência da história do Natal. A mensagem de simplicidade, amor e divindade ressoou no público, deixando uma experiência única entre a arte e vinda do nosso Salvador.
Por Fabio Borges.