A Lifetime é uma emissora de TV a cabo e por satélite que se especializa na produção e difusão de reality shows. Com sede em Nova Iorque, este canal tem como slogan “Your life. Your time”, e como proprietários, a Disney-ABC Television Group e a A&E Networks.
A emissora está preparando uma série documentária chamada “A irmandade” (The Sisterhood). Continuando com o sucesso dos reality shows que abordam temas religiosos, bem como a onda de filmes que Hollywood está produzindo (talvez aproveitando a fama da figura do Papa Francisco), este canal conseguiu entrar em um convento católico para acompanhar o dia a dia de 5 noviças, até ver se tomam o hábito ou renunciam à vida religiosa.
Segundo a revista The Hollywood Reporter, especializada em temas de mídia e entretenimento, especialmente nas intrigas das celebridades, “a maior dificuldade do projeto foi conseguir acesso para que as câmeras possam gravar suas imagens, em um lugar ainda por determinar e sem data de emissão decidida”.
No demais, as 5 noviças escolhidas já assinaram um termo de consentimento para que as acompanhem em seu caminho de discernimento religioso. O reality documentário terá 6 episódios no total.
A emissora já produziu este modelo de projetos, por exemplo, o que fizeram com 5 jovens da comunidade ultraconservadora Amish, que foram levados a Nova Iorque e filmados em seu encontro com as “tentações” mundanas da Big Apple.
Há alguns anos, também levaram ao ar um reality chamado “Deus ou a namorada”, no qual 4 jovens seminaristas colocaram sua fé à prova durante os 30 dias anteriores à sua ordenação sacerdotal.
Parece que a “tentação do mundo” para os que sentem inclinação à vida religiosa é um dos temas que mais atrai o público americano e o sistema publicitário se dedica a explorar isso.
No que se refere à “A Irmandade”, enquanto as 5 noviças decidem se vão ou não ser freiras, serão acompanhadas pelas câmeras, para “documentar sua experiência em um programa repleto de provas à sua devoção, em 6 episódios de uma hora de duração cada”, afirmou o The Hollywood Reporter, acrescentando que “a série explorará a questão de se as mulheres modernas podem elevar-se e servir Deus após ser afastadas da sua família e amigos, e instaladas em uma comunidade não familiar a elas”.
As noviças escolhidas fizeram votos de castidade, pobreza e obediência, e abriram mão dos seus entes queridos, bem como de objetos de moda, joias e comodidades, “para ver se querem ser servidoras da Igreja e esposas de Cristo”, acrescenta a revista com certa ironia.
“A Irmandade” será produzida pela Hot Snakes, que preparou também o reality sobre os Amish, em parceria com a Lifetime. Por enquanto, não se informou qual é o convento no qual o reality show será realizado.
Fonte: Aleteia