Formação

Evangelizar orando…

comshalom

A comunidade cristã “ideal”, segundo os Atos dos Apóstolos 2, 42, “persevera nas orações”. Com efeito, “os discípulos estavam sempre no templo, bendizendo a Deus” (At 2, 46-47).

O templo de Jerusalém, para Lucas, é o centro da história salvífica, o lugar onde Jesus se manifestou como sabedoria (cf. Lc 2, 41-50) e ensinou ao povo (cf. Lc 19, 47). O grupo dos discípulos, após a Páscoa, toma o lugar de Jesus no templo. Dessa forma, Lucas ressalta a continuidade entre a nova comunidade messiânica e a antiga história da salvação, concentrada no símbolo do templo.

Na fidelidade às orações, a comunidade deve se comportar da mesma forma que o próprio Senhor Jesus, que o Evangelho de Lucas mostra em oração em todos os momentos importantes da sua vida e do seu ministério.

As orações que demarcavam o dia do judeu piedoso, sua profissão de fé no início e no final do dia, a ação de graças antes das várias ações, devem inspirar nossas comunidades a fazerem o mesmo. É impossível conceber uma comunidade “cristã” que não se reúna para orar e louvar o Senhor. Ela deve necessariamente exprimir e conservar a relação com Deus que está na origem de sua reunião. Nesse sentido, podemos dizer que a comunidade de fé é o primeiro sacramento da presença de Deus no mundo. O mundo crê quando vê amor, quando vê irmãos e irmãs reunidos e unidos na mesma fé. Por outro lado, é impossível, no mundo de hoje, assumir e manter a qualidade de vida cristã, e assegurar a presença evangelizadora, sem o apoio concreto da comunidade de fé e de oração.

O próprio indivíduo necessita da comunidade de fé para conservar e manter vivas suas motivações e opções, isto é, a “testemunha individual” tem necessidade de meio onde sua fé possa ser aprofundada, comunicada e partilhada. Assim, as comunidades cristãs completam o que falta ao testemunho individual.

Tratemos de, a cada minuto que Deus nos conceder, melhorar e tornar nossa oração mais semelhante à oração de Jesus. A primeira renovação de nossa sociedade deve começar pela oração fervorosa. Amemos, então, a oração, e sintamos muitas vezes, durante o dia, a necessidade de orar e dedicar-lhe tempo… Afinal, o cristão deve ser alegre na esperança, forte na tribulação e perseverante na oração (cf. Rm 12, 12).

Perseveremos, pois, na oração pessoal-individual e comunitária.

Rezemos também pela execução eficaz de nosso V Plano Diocesano de Pastoral, e para que as Prioridades eleitas em nossa VII Assembléia Diocesana de Pastoral sejam assumidas por todos e cada um de nós. E rezemos também uns pelos outros…

A nossa ação evangelizadora não será frutuosa se não exprimir uma oração sincera e verdadeira. A oração é o alimento da vida espiritual e pastoral; descuidá-la faz enfraquecer e morrer a vida do espírito.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.