Desde a última sexta-feira (14), a Catedral de Salamanca, na Espanha, apresenta a exposição “O Homem Mistério”. O destaque da mostra é uma escultura hiper-realista e tridimensional, feita a partir de estudos do santo sudário, que mostra o corpo de Jesus Cristo ferido e chagado após a crucifixão. O trabalho impressiona devido à riqueza de detalhes. A exposição conta ainda com seis salas em que é possível ver outros aspectos da vida do Filho de Deus.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
A obra principal, como mencionado anteriormente, é o corpo de Jesus ferido que traz cabelos humanos e pesa 75 quilos, segundo informações do site da Catedral de Salamanca. A escultura apresenta sinais da tortura que Cristo sofreu em seu corpo. Há lacerações na cabeça, produzidas pela coroa de espinhos, contusões nos ombros, devido ao peso da cruz, e diversas marcas dos açoites que Jesus recebeu. Para a concepção da peça, foi necessário 15 anos de estudos sobre o Sudário de Turim.
“Esse corpo reflete uma tortura mais dura do que a pintura sempre refletiu, com uma morte atroz causada não só por crucificação, mas também por flagelação, por duas pessoas a 60 centímetros do corpo de Cristo”, afirma Ángel Blanco, curador da exposição.
Leia também | Antonia Salzano, mãe de Carlo Acutis, concede entrevista a Padre Antônio Furtado
Exposição “O Homem Mistério”