Institucional

Exposição “Companhia de pesca” conta história da Comunidade Shalom

comshalom

A exposição, que traz, entre outras peças, a casula de São João Paulo II, estará aberta até 29 de julho. A expectativa é receber os participantes do Festival Halleluya, que acontece de 23 a 27 deste mês

exposiçao decreto shalom
Decreto de aprovação definitiva dos Estatutos da Comunidade Católica Shalom pela Santa Sé

“Companhia de pesca – uma via para o coração do homem” traz mais do que fotos e itens que marcaram os 32 anos da Comunidade Shalom. É uma experiência com a oferta de vida de cada pessoa alcançada por Deus neste Carisma e que resolveu gritar para o mundo “Só Deus basta!”. A exposição fica até 29 de julho no Governo Geral do Shalom, a Diaconia, em Aquiraz (CE), com entrada gratuita. Entre as peças, está uma casula de São João Paulo II.

O roteiro foi inspirado no álbum com que o fundador do Shalom, Moysés Azevedo, presenteou o Papa Francisco em fevereiro de 2014, em audiência privada com o pontífice no Vaticano. O livro intitulado “Rezamos por você, Papa Francisco!” tem 60 páginas e reúne trechos dos Escritos da Comunidade, tecendo uma narrativa que vai desde a inquietação por encontrar o rosto de um jovem na rua até o crescimento da Obra Shalom.

“Nos primeiros anos da Comunidade, Deus já ia suscitando que não seríamos só aqueles que iriam pescar, mas que também trataríamos peixe. ‘Companhia de pesca’ é um termo histórico e ‘via para o coração de homem’ diz mais respeito ao homem contemporâneo, de todos os lugares onde somos chamados a anunciar o Evangelho”, afirma Aisluce Soares, responsável pela exposição.

exposição Companhia de Pesca Shalom
Casula de São João Paulo II

O santo que abençoou o Shalom

A casula usada por São João Paulo II em celebrações eucarísticas, guardada pela Arquidiocese de Fortaleza, está na exposição.

Parte fundamental da história é a bênção desse santo ao fundador da Comunidade Shalom, em 9 de julho de 1980. À época Moysés tinha 20 anos e fora convidado pelo arcebispo de Fortaleza, o cardeal Aloisio Lorscheider, para, representando a juventude de Fortaleza, oferecer um presente ao papa, durante sua viagem à capital cearense. Após rezar para escutar de Deus o que ele deveria dar ao pontífice, Moysés escreve uma carta em que oferta sua vida e juventude ao serviço a Deus e à Igreja.

“Naquele dia, na hora da procissão, do ofertório, entreguei a carta nas mãos do Papa. Eu não falei nada para o Papa João Paulo II, mas os olhos dele como que entraram na minha alma e como se lesse tudo aquilo que eu trazia dentro do coração, ele tocou no meu rosto e me abençoou. E eu estou convicto de que naquele momento eu recebi uma graça especial, que eu não saberia ainda dizer qual era naquele instante”, afirmou Moysés em entrevista em 2007.

Acessibilidade

“A exposição foi pensada para ser acessível a todos os povos. Aos bispos que virão ao Halleluya e aos demais participantes confeccionamos guias em Inglês, Italiano e espanhol. Nosso carisma é para todos e a exposição também”, afirma Mateus Batista, da equipe organizadora.

Grupos que desejam fazer uma visita guiada, devem entrar em contato com Aisluce através do email acervo@comshalom.org

Confira galeria de fotos da exposição clicando aqui.

Leia também:

Comunidade Shalom comemora 32 anos de fundação

Moysés nos 32 anos do Shalom: “Este momento é de conversão à docilidade a Deus”

Saiba mais sobre o presente da Comunidade Shalom para o Papa Francisco

Emanuele Sales


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.