Lux, Recordum et Fides são palavras do latim, idioma que mais evoca a tradição da Igreja Católica. O nome perfeito para uma exposição de fotografias tiradas em momentos de oração, religiosidade e fé. Na tradução as palavras significam: luz, registro ou recordação e fé.
A escolha da palavra “luz” tanto faz referência ao próprio Deus que ilumina e reluz, e que é oposto à escuridão. A luminosidade tem grande importância para a fotografia, pois para uma boa foto, assim como para um bom momento religioso, é importante ter, e ser luz.
Já a palavra “registro” ou “recordação” evoca a essência da fotografia que vai muito além de um processo documental, mas entrega memória, congela pequenos e grandes momentos, por meio de uma representação visual. Registrar é importante para que nada se perca na história.
Por fim, a fé, um dom de Deus, uma virtude sobrenatural infundida por Ele, o objeto de toda construção fotográfica religiosa. A fé que é importante não apenas no exercício da religião, mas para a vida como um todo. Afinal, todos os seres humanos precisam ter uma “pedra fundamental”, algo que lhes dê propósito, e que fortaleça o desejo pela vida, pelo amor, que os façam ser bons, justos e fiéis.
A fé é a professora, é aquela que nos explica o que não podemos compreender, e que transcende as lógicas intelectuais, científicas e/ou emocionais.
Esta exposição reúne o trabalho de seis fotógrafos católicos de Fortaleza/CE, que com a larga experiência em fotografia religiosa, reúnem registros históricos e de mensagens profundas.
Na exposição, é possível conhecer um pouco do trabalho de Erivaldo Neto, Henryqueta Cintra, Lucas Guerra, Neto Nogueira, Regina Caula e Kelton Moura. As imagens, em sua maioria, foram registradas em eventos de evangelização da Comunidade Católica Shalom em Fortaleza.
Ver essa foto no Instagram
SERVIÇO
Exposição Fotográfica: Lux, Recordum et Fides
Data: Até 19 de setembro
Local: 1º andar do Shopping Benfica – Rua Carapinima 2200 Benfica, Fortaleza
Entrada Gratuita