Uma das formas que nós percebemos que esse “Oásis de Misericórdia” vai trazendo frutos nesse um ano de trabalho, é o sorriso e a expectativa das crianças no retorno às aulas em 2023. As crianças constantemente perguntam para os missionários a respeito do retorno das aulas, elas ficam na expectativa de acolhimento dos novos missionários, elas aparecem no Espaço de Paz e desejam estar com a gente, participam ativamente dos momentos comemorativos do Espaço de Paz (EP).
O oásis de misericórdia é trazer uma experiência nova, uma vivência nova a partir do cotidiano. E eles também vão transferindo essa experiência para a vivência dentro das suas casas. Nós temos testemunho de mães que relatam que o filho tem uma maneira diferente de se colocar diante da mesma na hora das refeições, que agradecem a Deus pelo que eles têm, que falam da experiência daquilo que eles aprenderam em casa. E uma das formas onde nós experimentamos que o EP ele vai ganhando seu espaço dentro da sociedade em Chaves, é o desejo que as mães demonstram dos filhos fazerem parte do nosso projeto.
Alegria em estar com o Shalom
Muitas das crianças são matriculadas no período da tarde e assim que a mãe recebe a notícia, entra em contato conosco e se dirigem a Secretaria de Educação, dialogam com os professores no desejo de terem seus filhos estudando pela manhã para que a tarde eles participem do EP. Relato de uma das crianças foi ela conversando com um dos missionários e dizendo: vou falar com o professor, “professor não tem como vir para escola à tarde porque eu estudo no Shalom a tarde, eu tenho que estudar na escola pela manhã.” Isso é demonstração de alguém que se identificou com o local que participa, que gosta de fazer parte deste local. As crianças, os jovens, os adolescentes gostam de estar no EP, gostam de frequentar, gostam das oficinas, gostam das atividades.
Um outro ponto para nós também é um motivo de louvor, neste um ano de Espaço de Paz é a experiência voluntária. Primeiramente com os nossos irmãos do Programa de Voluntariado Estendido, que passaram quase um ano de suas vidas ofertando seus dons para o EP. E a partir desses irmãos nós já temos novas procuras de voluntários que desejam passar o final de semana, um mês, quinze dias, o tempo que pra ele é disponível atuando no EP. Um fruto concreto que colhemos do voluntariado, dessa troca de experiência, é o encerramento das Expedições. Há cada Expedição nós vamos tocando na vida dos voluntários e das Crianças e percebendo como Deus faz uma obra nova em cada um deles. Muitos que chegam acreditando que tem muito para dar, são tocados e suas vidas são transformadas e as crianças que se sentem acolhidas, amadas por Deus, por meio daqueles voluntários que eles conhecem.
Outro fruto concreto é a voluntária que nós vamos receber por três meses em Chaves para atuar no EP. Fruto de uma Expedição Missionária! Essa jovem conheceu o EP por meio da Expedição e trilhou junto com a comunidade um caminho de oração e discernimento e hoje retorna para Chaves para morar por aproximadamente três meses, fazendo trabalho voluntário.
Louvor e amor por esta Missão
Comemorar um ano de Espaço de Paz é comemorar com grande louvor a obra de misericórdia de Deus para o povo de Chaves. Nesse um ano o EP tem se mostrado um grande oásis de misericórdia para os chaveenses. Nós já vimos pequenos gestos de transformação de vida a partir da inauguração, de maneira muito simples a vida das crianças, dos adolescentes e dos jovens vão sendo tocadas e transformadas pelo acolhimento dos missionários e voluntários, pela dedicação das oficinas, pela oportunidade de estarem inseridos no local onde eles podem brincar, se divertir, aprender, trocar experiências, conviver de maneira saudável.
O EP também vai tocando e sendo oásis de misericórdia na vida das famílias por meio das visitas, das orientações, do trabalho voluntário que o Espaço vai desenvolvendo a partir daquilo que ele oferece juntamente com as famílias. O Espaço de Paz tem entrado na vida das famílias e tocado sua vivência familiar, os laços parentais, fortalecendo a vivência dos valores, fortalecendo também a vivência evangélica no sentido de dar a oportunidade de terem uma experiência com Deus.
Frutos concretos
O Espaço de Paz acolhe crianças e jovens de todo o município de Chaves, não somente do bairro Flor do Campo onde ele é inserido. Um dos frutos concretos deste acolhimento é que nós vamos percebendo que aos poucos vai sendo quebrada dentro da realidade de Chaves o preconceito que existe entre alguns bairros considerados mais periféricos, outros considerados mais centrais, onde é visível a falta de comunicação, a falta de convivência entre eles, que dentro do EP isso não existe. Crianças e jovens de bairros mais periféricos, de bairros um pouquinho mais desenvolvidos, todos se tornam uma grande família dentro do EP.
Todos convivem, todos se conhecem, todos participam das oficinas, todos se tornam um, um dentro do EP. E isso é gerar a paz dentro do município, isso é gerar a paz dentro das famílias, isso é construir um mundo melhor, construir uma sociedade melhor, é um grande fruto que também colhemos deste um ano de trabalho no Espaço de Paz.
Viviane Barbosa de Oliveira
Consagrada Comunidade de Vida
Coordenadora do Espaço de Paz e Voluntariado