Notícias

“Fala Tu”: Machismo e Masculinidade

A masculinidade, fazendo parte da sexualidade humana, está presente em tudo aquilo que é próprio do homem. O homem foi gerado para proteger, para cuidar, para amar, mas o machismo a distorce e causa opressão, autoritarismo e egoísmo.

comshalom

Como dista o céu da terra, o oriente do ocidente, há uma grande diferença entre machismo e masculinidade. No gênesis, homem e mulher foram criados, juntos, e ambos à imagem e semelhança de Deus. A feminilidade e a masculinidade com o mesmo valor. Em um mundo tão polarizado, em que homens e mulheres estão em constante disputa para definir quem é superior, como enxergar o valor e a essência do indivíduo, naquilo que ele foi criado para ser? Essa reflexão está no 11º episódio do nosso programa, o Fala Tu.

O programa dessa semana conta com a presença de um convidado muito especial, o Padre Rômulo dos Anjos, atual Responsável Local da missão do Rio de Janeiro. Como padre e pai espiritual de muitos filhos, ele traz em suas colocações a essência primeira do homem, e a grande diferença entre masculinidade e machismo.

A masculinidade, fazendo parte da sexualidade humana, está presente em tudo aquilo que é próprio do homem. Tudo que o homem faz, o faz com o ser masculino. O homem foi gerado para proteger, para cuidar, para amar, para servir, para estar à disposição. Já o machismo é uma deformação da masculinidade, e mostra uma dimensão opressora, autoritária, centralizadora, egoísta, muitas vezes até ditatorial. 

A masculinidade chega ao topo quando o homem vive a paternidade, e como diz o Papa Francisco, esta “revela a beleza de toda a masculinidade, que alcança o seu auge quando o homem aprende e compreende a vida como um ser à serviço, como um pai.” O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, e por isso foi criado para ser bom, protetor, carinhoso e amoroso, como foi São José. Ele é a figura perfeita a ser imitada pelos homens que desejam viver inteiramente sua masculinidade sem ser levados pelo machismo. 

São José silenciou o próprio querer para se ofertar por Maria e por Jesus. Ele cuidou, protegeu e defendeu sua família como o bem mais precioso, respeitou Maria entendendo a sacralidade dela e, acima de tudo, os amou profundamente. Porque José muito amou a Deus, amou sua família e foi capaz de ser o homem que Maria e Jesus precisavam, assim como Maria foi a mulher que José e Jesus precisavam. 

Homens e mulheres são complementares, não opostos, e por isso não devem viver em constante disputa por superioridade. Mas, num diálogo de amor, devem construir um mundo de amor e de respeito.

Confira o link do programa de hoje

Serviço

Machismo vs Masculinidade – Fala tu

Quando:  20 de agosto de 2021, a partir das 21 horas

Onde: Canal da Comunidade Católica Shalom

Por Mariana Figueiredo


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.