Nossa Igreja, sempre muito rica em ensinamentos, conta com a Revelação (Bíblia e Tradição), o Sagrado Magistério além do próprio Catecismo para nos dar um caminho seguro no cuidado com a Família.
Não podemos esquecer evidentemente da importância do uso de Encíclicas, Cartas, Exortações e das diversas catequeses e demais pronunciamentos do Papa.
A belíssima expressão SANTUÁRIO DA VIDA, como fala o Papa João Paulo II, demonstra claramente a família como elemento fundamental para comunicar o amor e a vida a toda a sociedade. Ora, santuário é um ‘lugar sagrado’ e dessa forma é nele que Deus habita constituindo assim, a chamada ‘Igreja doméstica’ (LG, 11).
Na Carta às Famílias, escrita em 1994 pelo mencionado Papa, encontramos que “Antes de criar o homem, o Criador como que reentra em si mesmo para procurar o modelo e a inspiração no mistério do seu ser…”. É o mistério da Trindade que, sendo comunidade, participa inteiramente da Família como lugar de excelência.
Ainda na mencionada Carta, o Papa João Paulo II nos apresenta interessantes reflexões principalmente sobre as diversas investidas pela desagregação da família. “Nos nossos dias, infelizmente, vários programas sustentados por meios muito poderosos parecem apostados na desagregação das famílias. Às vezes, até parece que se procure, por todas as formas possíveis, apresentar como ‘regulares’ e atraentes, conferindo-lhes externas aparências de fascínio, situações que, de fato, são ‘irregulares’. Estas, efetivamente, contradizem a ‘verdade e o amor’ que devem inspirar e guiar a recíproca relação entre homens e mulheres, sendo assim causa de tensões e divisões nas famílias, com graves consequências especialmente sobre os filhos. Fica obscurecida a consciência moral, aparece deformado o que é verdadeiro, bom e belo, e a liberdade acaba suplantada por uma verdadeira e própria escravidão.” (CF, 05)
Ainda sobre a vivência da sexualidade, ensina-nos a Igreja que a harmonia do casal está diretamente ligada à sadia forma de viver a sexualidade dentro do matrimônio. Neste sentido afirma o Catecismo que “A sexualidade, mediante a qual o homem e a mulher se dão um ao outro com os atos próprios e exclusivos dos esposos, não é algo de puramente biológico, mas diz respeito à pessoa humana como tal, no que ela tem de mais íntimo. Esta só se realiza de maneira verdadeiramente humana se for parte integrante do amor com o qual homem e mulher se comprometem totalmente um para com o outro até à morte.” (CIC 2361). Assim, homem e mulher devem empenhar-se para alcançar a harmonia sexual desejada e necessária.
Visando aprofundar estes e outros temas, como educação dos filhos e violência doméstica, o Instituto Parresia preparou uma verdadeira maratona de lives com o título FAMÍLIAS FERIDAS.
FAÇA A SUA INSCRIÇÃO GRATUITAMENTE
Esta maratona ocorrerá entre os dias 08 a 10 de fevereiro de 2022 sempre às 20h30 no canal do YouTube do Instituto Parresia. O evento é totalmente gratuito.
Sobre o Instituto Parresia
Siga o perfil no Instagram
Conheça a nossa Plataforma de Cursos Online no Site
Ouça os Podcasts no Spotify
Assista aulas gratuitamente no Youtube
Entre em nosso canal do Telegram
E-mail: institutoparresia@comshalom.org