Nesta terça-feira, dia 21 de maio, o Projeto Juventude para Jesus da Comunidade Shalom celebra 35 anos de existência. Foi no ano de 1989 que aconteceu o lançamento oficial do PJJ, em Fortaleza(CE), e reuniu cerca de cinco mil pessoas. Desde então, o carisma têm atraído jovens a uma experiência pessoal com Jesus Cristo por meio de congressos, acampamentos, vigílias, noites temáticas, entre outras formas criativas de encontrar a juventude de cada geração.
“Nascida no meio dos jovens, a Comunidade tenha para com eles amor e dedicação especiais. Sem descuidar das demais dimensões do apostolado, dedique especial carinho ao acolhimento e apostolado da juventude. Os membros da Comunidade cultivem continuamente seu ardor juvenil e mantenham sempre a juventude espiritual que nos marca.” (ECCSH Preambulo)
A data é, portanto, motivo de celebração, não somente para a geração atual que faz parte da juventude Shalom espalhada pelas missões do Brasil e exterior, mas é também para todos aqueles que trazem o gérmen do carisma, que tem os jovens como primazia.
Nossa redação conversou com o Assessor Jovem da Comunidade Shalom, o missionário Bertrand Wadi, que partilhou um pouco sobre o mistério que envolve essa grande celebração. A seguir, confira a entrevista:
ComShalom: Bertrand, como preparar o coração para viver essa grande celebração?
Bertrand: Deixando o nosso coração ser tomado de louvor, de gratidão e também de um grande temor a Deus, porque Ele conduziu a Comunidade ao longo desses anos, Deus conduziu o Projeto Juventude ao longo desses anos, Deus fez maravilhas, superou as nossas expectativas, Deus salvou, curou a tantos jovens, deu vida nova. Outra forma também para se preparar, é se colocar diante de Deus e pedir que Ele nos renove, para que com Ele possamos ir cada vez mais longe na evangelização dos jovens e no amor aos jovens, porque Deus nos mostrou ao longo desses anos de que Ele é capaz, Ele é capaz de tudo, para Ele nada é impossível, e que Ele conta conosco como colaboradores, instrumentos. E nós precisamos, devemos pedir que nosso coração tenha essa disponibilidade para com Ele ir além e tocar nas maravilhas d’Ele na vida dos jovens.
ComShalom: Neste ano, o PJJ completa 35 anos, o que essa idade representa para a Comunidade?
Bertrand: Acho que os 35 anos marca um tempo de consolidação do Projeto Juventude. Tivemos os 30 anos como um tempo de maturidade, mas Deus tem falado de consolidar, de fincar as raízes, de ir além, acho que esse é o sentimento, ir além, construir sobre as bases que já são fincadas, já no carisma, no coração dos jovens, no coração dos homens e mulheres.
ComShalom: Qual conselho você dá para os membros da Comunidade que têm mais tempo de caminhada vocacional, também participarem desse mistério de consolidação da eleição?
Bertrand: O conselho que dou para a Comunidade é para continuar acreditando nos jovens, porque eles são cura para nós, são resposta para nossa vocação. E quando nós ajudamos os jovens a consolidarem a eleição deles, o chamado de Deus na vida deles, Deus milagrosamente também nos consolida, consolida a nossa vocação que é para os jovens. Então, o grande conselho para a comunidade é continuar acreditando nos jovens, não desistir dos jovens, fazer loucuras de amor para os jovens.
Confira algumas imagens da comemoração dos 35 anos do PJJ na Diaconia Geral:
Celebre os 35 anos do PJJ!
Uma série de eventos marcam a celebração dos 35 anos do Projeto Juventude para Jesus, entre eles o Congresso de Jovens Shalom Internacional, que acontecerá em Fortaleza-CE, Casa Mãe da Comunidade Shalom. Entre as novidades para este ano está a programação com um dia a mais; de 10 a 13 de outubro jovens do mundo inteiro estarão reunidos para viverem momentos de pregação, Adoração ao Santíssimo Sacramento, shows, entre outros.
Para saber mais, acesse o site oficial do Projeto Juventude para Jesus: https://comshalom.org/juventudesh.
LEIA TAMBÉM | Projeto Juventude para Jesus ganha documentário em celebração aos 35 anos de existência