Shalom

Halleluya contará com efetivos das Polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, e interação com Etufor

comshalom

Festival Halleluya contará com efetivos das Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros

                O Festival Halleluya 2015 contará com reforço na equipe policial através da Polícia Militar, com 45 homens por turno. Haverá também o apoio integral do Corpo de Bombeiros, com 17 homens durante todo o evento, e da Polícia Civil, através das suas ações pontuais de polícia judiciária. Os números foram apresentados pelo titular da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), da SSPDS, Delegado Fernando Menezes, em coletiva à imprensa nesta quinta-feira, 9.

           O delegado falou à imprensa sobre o esquema de segurança que será montado no Festival Halleluya 2015, que acontecerá dos dias 22 a 26 de julho no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU). “Agradecemos a confiança que o evento Halleluya tem para com os membros da Segurança Pública e esperamos que mais uma vez tenhamos a alegria e a tranquilidade do evento, assim como nos anos passados. Com certeza esse ano o evento será mais um grande sucesso.”

10559834_741065615953926_4159991600901914148_n     Ele explicou que é importante que haja uma integração entre as várias forças policiais. “É importante que a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros estejam acompanhando para trazer segurança a todos os participantes do evento”, afirmou.

      O major Jano Emanuel, chefe do Planejamento Operacional da Polícia Militar afirmou que foi preparado um plano especial de policiamento para garantir a segurança de todas as pessoas que desejarem ir para o Halleluya. Segundo o major, a operação começa no dia 22 e termina no dia 26 de julho.

           Durante o evento, a Polícia ocupará o espaço a partir das 17h e entrará no seu posto de comando. A distribuição de policiamento já está pré-determinada em um plano. Haverá viaturas do choque e equipes de moto patrulhamento no local, além da cavalaria, que segundo o major, é maneira mais proveitosa de conter qualquer problema no estacionamento do CEU, devido à amplitude de espaço do Condomínio. Nos dias em que é esperada uma maior movimentação no local do evento (sexta e sábado), haverá policiamento dobrado, com 90 homens, entre 22h e meia noite.

      “Em nome da minha Polícia Militar e da Secretaria de Segurança Pública eu só tenho a agradecer a todos vocês e espero que consigamos encontrar a paz no nosso Halleluya” , concluiu o Major.

Corpo de Bombeiros

       Na coletiva esteve presente também o Capitão Marcos Palumbo, oficial da coordenadoria operacional do Corpo de Bombeiros. Segundo ele, o trabalho do Corpo de Bombeiros se inicia bem antes do evento. Há um plano de segurança dimensionando o público máximo que é permitido para o local.

              “Assim nós dizemos as larguras das saídas de emergência, a quantidade de extintores de acordo com os riscos, a sinalização em caso de pânico (rota de fuga) e a iluminação de emergência”, explicou o Capitão.

                   As equipes de salvamento ficarão nos quartéis próximos ao local do evento. Haverá um oficial em cada dia do evento, que coordenará as ações. A equipe também contará com cinco viaturas, que serão divididas entre grupos de combate a incêndios, salvamento e resgate e atendimento pré-hospitalar, além das equipes de fiscalização e sessão de eventos do Corpo de Bombeiros, que também estarão prestando auxílio no local.

                  O juizado da infância terá três equipes com cinco agentes cada, contando com um supervisor e um chefe de equipe. “Nós vamos distribuir somente na área interna, estando ao lado da Polícia Militar e Civil, prestando nosso serviço e atendendo à necessidade que houver”, explicou Tom Arruda, vice-diretor do Departamento de Agentes do Juizado da Infância.

TransporteDSC03496-600x371

       Para garantir o acesso de todos ao Halleluya, serão disponibilizados 120 ônibus extras pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). O chefe da divisão de planejamento da Etufor, Miguel Ferreira, explicou que o “objetivo é garantir à população o acesso à programação do evento”.

    Além de rotas alternativas e carros extras, a Etufor disponibilizará agentes operacionais que coordenarão operações nos terminais de Antonio Bezerra, Siqueira, Messejana, Parangaba e próximo ao local do evento.

        Regularmente há 14 linhas que operam em direção ao CEU. Em dias úteis, são 127 veículos, 78 no sábado e 59 no domingo. São duas linhas de corujões e sete linhas de corujões que integram no terminal da Parangaba.

       A autarquia Municipal de Trânsito (AMC) fará uma operação para disciplinar o trânsito nas proximidades do CEU nas avenidas Silas Munguba e Alberto Craveiro e para coibir estacionamento irregular.

         De acordo com Disraeli Brasil, chefe do núcleo de operações da AMC, serão disponibilizados 80 agentes divididos em 2 turnos. Haverá fiscalização volante. Disraeli Brasil explicou que para melhorar a fluidez do trânsito é importante “estimular o transporte em grupo com os coletivos ou táxis.”

Por Rita de Cássia Carvalho


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.