Igreja

Fiéis poderão obter Indulgência Plenária no II Dia Mundial dos Avós

Em especial, a Indulgência Plenária deste dia será voltada aos avós, idosos e todos os fiéis que, motivados pelo verdadeiro espírito de penitência e caridade, participarão hoje (24), da celebração que o Santo Padre presidirá.

comshalom

A  Penitenciária Apostólica anunciou que, por ocasião do II Dia Mundial dos Avós e do Idoso, já instituído pelo Sumo Pontífice no quarto domingo de julho, concederá a Indulgência Plenária dos tesouros celestes da Igreja sob o condições habituais (Confissão Sacramental, Comunhão Eucarística e oração segundo as intenções do Sumo Pontífice) ao povo de Deus.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Em especial, a Indulgência Plenária deste dia será voltada aos avós, idosos e todos os fiéis que, motivados pelo verdadeiro espírito de penitência e caridade, participarão, no dia 24 de julho de 2022, por ocasião do II Dia Mundial dos Avós e do Idoso, da solene celebração que o Santo Padre Francisco presidirá na Basílica Papal do Vaticano, ou às diversas atividades que serão realizadas em todo o mundo, uma Indulgência que pode também ser aplicado como sufrágio às almas do Purgatório.

Segundo o comunicado oficial, também devem receber a Indulgência Plenária os fiéis que dediquem tempo adequado para visitar, presencialmente ou virtualmente, através dos meios de comunicação, os irmãos idosos necessitados ou em dificuldade (como os doentes, os abandonados, os Desativado).

Os idosos doentes e todos aqueles que, impossibilitados de sair de casa por motivo grave, devem se unir espiritualmente às sagradas funções do Dia Mundial, oferecendo suas orações, as dores e sofrimentos de suas vidas a Deus Misericordioso, especialmente durante as palavras do Sumo Pontífice e as várias celebrações serão transmitidas pelos meios de comunicação.

O anúncio ainda ressalta que esta é a oportunidade de alcançar a graça divina pelo poder das Chaves da Igreja. Por isso, a Penitenciária Apostólica pede aos sacerdotes, dotados das faculdades apropriadas para ouvir confissões, que “se disponham com espírito e generoso com a celebração do sacramento da Penitência.”

O que é Indulgência Plenária ?

Na definição do Catecismo da Igreja Católica, Indulgência  “é a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em certas e determinadas condições, pela ação da Igreja, a qual, enquanto dispensadora da redenção, distribui e aplica por sua autoridade o tesouro das satisfações de Cristo e dos santos” (CAT 1471).

O Catecismo ainda ensina que “a  indulgência é parcial ou plenária, consoante liberta parcialmente ou na totalidade da pena temporal devida ao pecado”. Também vale lembrar que “o  fiel pode lucrar para si mesmo as indulgências […], ou aplicá-las aos defuntos” (Cf. CAT 1471)

Confira também | Confira roteiro para fazer a coroação de Nossa Senhora em casa


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.