“Levanta as cortinas, desenrola as lonas, porque a casa está cheia…”
Quem já ouviu este refrão, certamente lembra da deliciosa aventura que é embarcar na história da salvação da humanidade através do Espetáculo Filho de Deus, Menino meu, que há dez anos encanta pessoas no mundo inteiro.
Escrita por Maria Emmir Nogueira, a trama foca na simplicidade pela qual o Cristo chegou na terra: despido de honras, de riquezas materiais e de conforto. O que se passou no coração de São José, da Virgem Maria e de todos aqueles que estiveram diretamente envolvidos com o nascimento de Jesus são mostrados com muita sensibilidade — a peça retrata o fiat de quem deu a vida para que o Nosso Senhor pudesse entrar e se encarnar no meio de nós.
A famosa “trupe da encarnação”, que anuncia o novo que está por vir através do nascimento de Jesus, é a responsável pela narração de toda a peça, que tem a direção de Wilde Fábio. O musical tem um grande diferencial: a presença forte da cultura nordestina — o cenário, o figurino e o sotaque dos personagens remetem ao contexto de uma criança que nasceu em um contexto simples no interior do nordeste brasileiro, terra de muita generosidade e também de muito sofrimento. A regionalização é a maior característica do espetáculo, portanto.
O começo de tudo…
Marcelo Dourado, compositor que participou do primeiro elenco do musical, comenta que durante a composição das músicas do espetáculo, o Espírito Santo conduziu tudo. “Certo dia, estávamos compondo uma música em uma fazenda e percebemos que ainda não era aquilo que Deus queria. Paramos para descansar. Eu sentei para tocar piano — e como gosto muito de ritmos argentinos, comecei a tocar tango. O diretor artístico da peça, o Wilde Fábio, ao ouvir aquilo, disse ‘continue, continue…’, e ali nasceu uma das melodias do musical”, recorda.
Miriam Bandeira, primeira figurinista do espetáculo, confidenciou que “a experiência com o musical Filho de Deus, Menino Meu me ensinou a ser pobre, a acreditar na divina providência. Nas primeiras edições do espetáculo, os tecidos das roupas eram feitos com o que tínhamos em casa — cortinas, toalhas de mesa, capas para sofá, colchas de cama… eu lembro que certo dia, fui pegar retalhos na casa de uma senhora que ia jogá-los no lixo. Ao chegar, perguntei: ‘a senhora pode me dar esses panos?’, ao que ela respondeu: ‘pode sim, eles vão para o lixo.’ Com aqueles paninhos, eu fiz o casaco de São José. Essa senhora que me deu os retalhos foi assistir o espetáculo e lembro depois do seu testemunho, foi muito marcante porque ela ficou muito emocionada os seus paninhos cobrindo São José. Eu nunca esqueci disso.”
Os 10 anos do musical
No ano de 2020, a exibição do Espetáculo Filho de Deus, Menino meu completa uma década. Para celebrar a data, a Comunidade Católica Shalom irá transmitir o evento para todo o mundo através do YouTube neste domingo (20/12), às 20:30.
Adney Pinheiro é ator, missionário da Comunidade Católica Shalom e está dirigindo o espetáculo. Ele conhece o roteiro como ninguém — já atuou diversas vezes em várias missões pelo Brasil e aceitou o desafio de comandar a equipe na era digital: segundo ele, a novidade deste ano é que a transmissão será on-line e os atores tiveram que se adaptar ao posicionamento das câmeras.
“Eu acompanho o espetáculo desde o início. Participei de várias apresentações ao redor do Brasil e cada exibição é única. Tive a ideia de reunir o elenco original para celebrar essa década tão especial. O mais impressionante é que eles aceitaram na hora! Disseram sim. Existe um mistério que envolve este espetáculo — todos sempre dizem sim! A prontidão é uma marca registrada do Filho de Deus, Menino meu. E é aí que percebemos a ação da providência divina, que passa pelo fiat de cada pessoa que compõe o espetáculo”, ressalta Adney.
Noé Santos, missionário da Comunidade Católica Shalom que está fazendo parte da organização da reexibição do musical, afirma que “reunimos o elenco original porque uma década é uma data muito marcante. É muito incrível ver que um espetáculo católico faz sucesso durante tanto tempo, com a mesma adesão do público. O Filho de Deus, Menino meu é um marco na história artística da Comunidade Católica Shalom e de toda a Igreja”.
Clique [AQUI] para acompanhar a transmissão deste domingo.
Programação
Domingo 20/12
18h – Santa Missa
19h45 – Show com Entretons
20h30 – Espetáculo Filho de Deus, menino meu