Formação

Finados, dia de louvor e esperança, pois a morte não tem última palavra

A data de hoje é reservada, principalmente, para celebrar e homenagear os entes queridos que já morreram.

comshalom

Hoje é dia 02 de novembro e, como Igreja, fazemos memória de todos os fiéis defuntos. Para um cristão, esse dia não é um simples feriado, nem dia de tristeza, mas é um dia de esperança, que deve nos renovar no espírito de súplica e intercessão pelos nossos entes queridos que não se encontram mais neste mundo. Hoje, com grande fé, podemos pedir ao Senhor por todos os fiéis defuntos, para que alcancem a plenitude da vida eterna diante de Deus. 

Desde os primeiros séculos, os cristãos já visitavam os túmulos dos mártires para rezar por eles e por todos aqueles que um dia fizeram parte da comunidade cristã. No século XIII, a Igreja formalizou esse gesto de misericórdia com seus fiéis defuntos, passando a celebrar um dia só pra eles. No dia 01 de novembro já era celebrada a Solenidade de Todos os Santos, ou seja, os que já estão no céu. A Igreja então escolheu o dia seguinte, 02 de novembro, para celebrar o dia de Finados.  

Leia mais | Saiba como obter indulgência plenária no dia de finados

A fé aprofundada na vida e na história

Além das Escrituras Sagradas e o Magistério, a Igreja sempre foi iluminada em suas  celebrações também por sua rica Tradição, entendida como os santos aprendizados, frutos de uma experiência concreta de fé. Alguns teólogos chegaram a apontar que o ato de oferecer sacrifícios e orações pelos fiéis mortos é um costume muito antigo na Igreja. Acredita-se ainda que pode ter sido ensinado inclusive pelos próprios apóstolos. Desse modo, a celebração de todos os fiéis defuntos evidencia que há uma única Igreja de Cristo, em três estágios: Militante, Padecente e Triunfante.

Reze, interceda e suplique a Deus por seus parentes e amigos que já não estão mais neste mundo. Saiba que cada simples oração feita a Deus na intenção deles é como dar a alguém que está se afogando a oportunidade de subir e respirar. Feche seus olhos, lembre-se de seus parentes e amigos que já se foram e reze uma Ave-Maria e um Pai-nosso por eles. 

E ainda mais, como Igreja, diga hoje com fé e esperança: eu creio na vida eterna.

Deus te abençoe sempre, Shalom.

Reze conosco | Ofício das benditas almas do purgatório


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.