Mundo

Firmado acordo para gerir crise de migração na Europa

comshalom

Uma das medidas do acordo para gerir crise de migração na Europa é a criação de centros de acolhida e o registro dos migrantes

imigracaoA crise de migração na Europa continua tensa, mas um acordo firmado em Bruxelas prevê a gestão dessa crise. Uma das medidas é o acolhimento a 100 mil pessoas em centros de acolhida, a metade deles na Grécia.

Novas tragédias foram registradas na Líbia; na Grécia, diante da ilha de Lesbo, uma mulher e duas crianças morreram e outras 7 pessoas estão desaparecidas em mais um naufrágio. A situação também se agrava na Síria, onde 130 mil civis estão em fuga da ofensiva aérea e por terra por parte da Rússia, do Irã e das forças do governo nas regiões de Hama, Idlib e Aleppo.

Pontos principais do acordo

O acordo possui 17 pontos para gerir o fluxo de migrantes que vão para a Europa através da rota balcânica. Os aspectos cruciais são a criação de novos centros de acolhida e o registro dos migrantes. A Grécia vai assegurar 30 mil novos postos até o fim do ano e com o apoio do Acnur, agência da ONU para os refugiados, hospedará mais de 20 mil refugiados. Conforme anunciou o presidente da comissão europeia, Jean-Claude Juncker, quem não se registrar não poderá reclamar por direitos.

O acordo prevê também medidas para desencorajar o movimento dos migrantes sem informar os países vizinhos. O alto comissário da ONU para os refugiados, Antônio Guterres, explicou que nenhum país poderá descarregar em massa os migrantes para as fronteiras vizinhas sem o seu consentimento.

Palavra da chanceler alemã e do premier esloveno

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse que o acordo é um primeiro passo. “É somente uma contribuição e não a solução do problema migratório, mas ao menos garante que os refugiados tenham condições humanas”.

Segundo o primeiro-ministro da Eslovênia, Miro César, a situação permanece muito grave. Se a Europa não adotar logo soluções humanas e concretas, disse, a União Europeia está destinada a se esfacelar.

Fonte: Rádio Vaticano


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.