Novas experiências vocacionais
Então, alimentado pela espiritualidade carismática e com o desejo de responder ao chamado que Deus me fazia, me lancei em algumas experiências de caminho vocacional em Seminário Diocesano, Ordens Religiosas (Capuchinho, Carmelo), contudo não era onde eu pudesse dizer: é aqui que repousará o meu coração. Mas fazendo uma leitura espiritual destas experiências, fui descobrindo vários sinais de Deus que me apontavam o meu real chamado vocacional.
Durante minha formação diocesana, ganhei o Estudo Bíblico Enchei-vos junto com um CD oracional, que tinha algumas músicas, acompanhados de orações ministradas pela Emmir Nogueira. Já no Capuchinho, fui introduzido na devoção a São Francisco, e no Carmelo, à Santa Teresa D’ávila. Ao morar em São Paulo, morei na Paróquia de Nossa Senhora Rainha da Paz. Enfim, tudo apontava para uma realidade que até então eu não entendia.
No Shalom permaneci
Era um Domingo, dia do Vocacional aberto: “Meu Deus o que eu estou fazendo aqui? Aonde foi que o Senhor me meteu?” Esse era o meu pensamento quando me deparei com aquele povo, que rezava as laudes batendo palmas, se movendo de um lado pro outro, e eu como um “cego no meio do tiroteio, peixe fora d’água…” (ditados populares) mas participei até o final da programação. Algo me fez permanecer ali.
E bendito seja Deus por aquele “algo” que me fez permanecer e me faz permanecer até hoje, na vontade daquele que me chamou e me elegeu.
Fiz o Plantão Vocacional, entrei para um grupo de oração, me engajei em um ministério e assim fui dando respostas a Deus que me questionava e me chamava. Fui aceito para fazer o Processo Vocacional Shalom daquele ano, foi um ano desafiador, pois ainda era muito ligado às realidades paroquiais, coordenava o grupo de oração da paróquia, coordenava o Ministério Diocesano da Comunicação, apesar disso, Deus era claro em cada encontro vocacional, nos acompanhamentos que fazia, aos poucos, mas de forma concreta e forte Deus ia talhando a Vocação Shalom no meu interior, e disso eu não tinha dúvidas.
Vocação feliz e acertada
Então resumindo: No dia 15 de abril 2018 foi minha missa de ingresso no postulantado. No dia 03 de setembro 2020 foi minha missa de ingresso no Discipulado. No dia 19 de abril 2022 foi a missa de Primeiras Promessas no Carisma Shalom. No dia 21 de julho 2022 recebi o discernimento de que a Comunidade acolhe e confirma o meu pedido para emitir os meus primeiros votos no Celibato pelo Reino dos Céus.
Hoje, posso dizer com toda felicidade do meu coração: É AQUI QUE MEU CORAÇÃO ESCOLHEU DESCANSAR PARA SEMPRE!
Sem méritos algum, mas por pura bondade e misericórdia, Deus me chamou, me atraiu, me conquistou, me elegeu, venceu e vence todos os dias!
Esse sou eu, Williams Manoel dos Santos. Filho de Deus. Shalom. Consagrado como Comunidade de Aliança. Celibatário.
Vale a pena ceder, nem que seja uma brechinha do coração, para que Deus entre e realize ai a Sua Obra Nova, uma obra de ressurreição, de salvação. Vale a pena perder para ganhar, pois só preso à Ele, em Sua santa vontade, sou verdadeiramente livre para amar e feliz.
E parafraseando Santa Teresinha, posso afirmar: “Ó Jesus, meu Amor…minha vocação (Magnífica Vocação), enfim, eu a encontrei…”
Descubra sua vocação com o itinerário
Como serão esses 60 dias?
Cada dia será uma passagem bíblica diferente, com uma motivação vocacional própria.
Dividimos esse caminho em ciclos: serão 6 ciclos, cada um com 10 dias, percorrendo os questionamentos e movimentos de um coração em meio aos seus conflitos vocacionais.
No início e no fim de cada ciclo, vamos trazer aqui as questões vocacionais encarnadas na vida daqueles que responderam com alegria ao chamado de Deus: os santos! Veremos o testemunho de São Francisco, Santa Teresinha, Santo Agostinho, Santa Teresa de Calcutá, entre outros.
Ao final de cada ciclo, você será convidado a fazer uma revisão de vida e de tudo que se viu até então, refletindo quais passos dar e quais respostas de maturidade e adesão você tem conseguido dar nesse caminho vocacional.
Irmão querido da melhor missão do Mundo (Maceió), vc é a expressão da alegria de ser todo de Deus!