Sem Categoria

Fonoaudióloga na Pandemia: Fiz um uniforme de trabalho com Maria estampada

Uma alternativa para evangelizar e levar a Rainha da Paz aos que mais necessitam, os enfermos de corpo e alma.

comshalom

Meu nome é Anna Aparecida, sou discípula de Aliança da Comunidade Católica Shalom, da missão de Brasília. Sou também fonoaudióloga. Durante a graduação, fazia planos de ao me formar, montar um consultório, porém, a condução foi completamente diferente. Hoje atuo com o público infantil em ambiente hospitalar desenvolvendo um trabalho que envolve a reabilitação das funções de sucção, mastigação e deglutição.

A alimentação é essencial à sobrevivência e posso contribuir para que esta seja realizada de forma segura e eficaz a fim de minimizar quadros de broncoaspiração (infiltração de alimentos e/ou fluídos na via respiratória).

Outra área em que atuo como fonoaudióloga é a audiologia. Faço parte de uma equipe voltada para o diagnóstico precoce da perda auditiva, bem como a reabilitação. A graça maior não é só colaborar com a nutrição do corpo, com o processo da audição, mas com a nutrição espiritual e a escuta atenta da voz de Deus.

Como mencionei anteriormente, não passava pela minha cabeça trabalhar em hospital, mas, hoje entendo que este é o meu campo de missão, entendo que Deus me quer ali. E é uma grande alegria exercer minha profissão no mesmo hospital em que nasci e onde minha mãe trabalhou até a aposentadoria. Há uma história de vida e mais do que isso, um plano de salvação de Deus para mim e para aqueles que são meus colegas de trabalho, meus pacientes.

Atuação em meio a pandemia do coronavírus

Neste tempo de pandemia, o medo se instalou e para quem está na área da saúde surgem muitas preocupações com o cenário de adoecimento de grande parte da população, tendo em vista a precariedade do sistema de saúde e os danos causados pelo coronavírus que, infelizmente, podem ser letais. Está havendo uma mobilização e readequação de todos os servidores da saúde, a fim de contribuir com as estratégias de combate ao COVID-19.

Deparei-me com muitos profissionais desesperados, à beira de um surto psicótico e eu mesma quase me vi nessa situação, foi quando fiz memória da minha missão de discípula e ministra da paz, e compreendi que o medo faz parte do estar vivo, mas ele não tem a última palavra e não pode me paralisar.

Nossa Senhora: grande aliada

Como minha grande aliada neste combate está Nossa Senhora. Aquela que não teve medo de se abandonar nos braços do Pai. Sou consagrada a Nossa Senhora Aparecida desde o ventre materno, a composição do meu nome já retrata isto. Maria, com sua discrição, pouco falou. Foi uma mulher de silêncio e ação.

Ela passou por inúmeros sofrimentos, dentre eles: a profecia de Simeão, a fuga para o Egito, a perda de Jesus no templo, a crucificação do seu Filho…

Ela é uma grande inspiração para a minha vida, e neste tempo, tem me ensinado a não temer o sofrimento, mas a enfrentá-lo de pé, ancorada em Cristo.

Como forma de proteção, o uso de máscaras tem sido amplamente incentivado e muitos conhecidos se aventuraram na confecção artesanal desses produtos. Uma amiga me ofereceu máscaras com diversas estampas, dentre elas, identifiquei que havia uma de Nossa Senhora Aparecida.

Não hesitei, adquiri para mim e pedi que ela confeccionasse também um gorro.

Para ajudar na proteção, passei a usar uniformes privativos, e percebi que sempre que chegava ao trabalho, surgiam os elogios para o “look”. Veio-me então a ideia de compor um uniforme de trabalho com Maria estampada no rosto, na cabeça, no coração… uma alternativa para evangelizar e levar a Rainha da Paz aos que mais necessitam: os enfermos de corpo e alma. Queria que Maria fosse a minha inspiração em tudo: no vestir, no agir, no falar…

________

Contemos com os meios de proteção que Deus deu ao homem, a capacidade de criar e, sem dúvidas, contemos ainda mais com a proteção daquela que Deus escolheu para ser a sua mãe e de toda a humanidade.

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.