Igreja

Francisco: o discernimento espiritual consiste em ouvir o próprio coração

Nesta semana, o Papa deu continuidade ao novo ciclo de catequeses com o tema discernimento espiritual.

comshalom
Foto: Vatican News

A Semana do Papa começou com a Missa de Beatificação de seu antecessor João Paulo I. Francisco também deu continuidade ao ciclo de catequeses sobre o dom do discernimento. Ainda nesta semana, a CNN de Portugal divulgou uma entrevista do Pontífice concedida em agosto. O Papa também mostrou sua solidariedade à Família Real inglesa pela morte da Rainha Elizabeth II. Confira alguns destaques da Semana do Papa.

Leia também| 3 mil peregrinos devem encontrar o Papa Francisco de 13 a 15 de setembro no Cazaquistão

Discernimento espiritual: ouvir o próprio coração

Continuando o novo ciclo de catequeses com o tema discernimento espiritual, o Papa Francisco recorreu ao fundador da Companhia de Jesus, Santo Inácio de Loyola, para aprofundar o tema. De acordo com Francisco, Santo Inácio nos ensina isto: ouvindo o próprio coração, ele fez a experiência de Deus.

Para conhecer o que acontece, qual decisão tomar, julgar uma situação, ouvir o próprio coração. Nós ouvimos a televisão, o rádio, o celular, somos mestres da escuta, mas pergunto: você sabe ouvir o próprio coração? Você para dizer: ‘Mas o meu coração como está? Está satisfeito, triste, busca algo?’. Para tomar boas decisões, é preciso ouvir o próprio coração.”

Ainda segundo Francisco, o discernimento nos ajuda a reconhecer os sinais com que Deus se faz encontrar por nós. “Deus trabalha através de acontecimentos não programáveis, e até nos contratempos”, explicou Francisco.

Francisco ressalta genialidade de João Paulo II

A CNN de Portugal divulgou uma entrevista do Papa Francisco concedida em agosto. Entre os temas comentados pelo Pontífice estava a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada no próximo ano no país. Francisco ressaltou a “genialidade” de São João Paulo II ao idealizar o evento.

O Papa também revelou um pouco da sua rotina de oração diária. “Eu não alterei a maneira de rezar. Posso ter aprofundado, não sei. Mas eu rezo o terço, faço-o como fazia em miúdo. Rezo com a Bíblia e medito. Rezo o ofício litúrgico todos os dias. Ou seja, de diversas formas. Coloco-me diante de Deus e, às vezes, distraio-me, mas Ele não se distrai. E isso consola-me”.

Beatificação de João Paulo I

No domingo, 4 de setembro, Francisco celebrou a Santa Missa de Beatificação de João Paulo I. Na homilia, o Pontífice lembrou da alegria e humildade de seu antecessor.

Com o sorriso, o Papa Luciani conseguiu transmitir a bondade do Senhor. É bela uma Igreja com um rosto alegre, sereno e sorridente, que nunca fecha as portas, que não exacerba os corações, que não se lamenta nem guarda ressentimentos, que não é bravia nem impaciente, não se apresenta com modos rudes, nem padece de saudades do passado, caindo no ‘retrocedismo’. Rezemos a este nosso pai e irmão e peçamos-lhe que nos obtenha ‘o sorriso da alma’; aquele transparente, aquele que não engana: o sorriso da alma, servindo-nos das suas palavras, peçamos o que ele próprio costumava pedir: ‘Senhor, aceitai-me como sou, com os meus defeitos, com as minhas faltas, mas fazei que me torne como Vós desejais‘”.  

Oração pela alma da Rainha Elizabeth II

Com a notícia do falecimento da Rainha Elizabeth II, da Inglaterra, o Papa Francisco enviou um telegrama ao novo rei Charles III, demonstrando sua consternação e orações pela alma da soberana inglesa.

“Confiando sua nobre alma à bondade misericordiosa de nosso Pai Celestial, asseguro a Vossa Majestade minhas orações para que Deus Todo-Poderoso o sustente com sua graça inabalável, enquanto assume agora as altas responsabilidades como Rei. Sobre o senhor e sobre todos aqueles que guardam a memória de sua falecida mãe, invoco a abundância das bênçãos divinas como penhor de conforto e força no Senhor”.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Vatican News em português (@vaticannewspt)

-Com inf. de Vatican News


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.