O Papa Francisco deu continuidade ao ciclo de pregações sobre a evangelização e o zelo apostólico na Audiência Geral de quarta-feira. Desta vez, o Pontífice usou como base a Exortação Apostólica Evangelii nuntiandi, de Paulo VI, sobre a evangelização no mundo contemporâneo. Francisco lembrou que a evangelização não é mera transmissão doutrinal, mas exige o testemunho de um encontro pessoal com Cristo. “Não se pode evangelizar sem testemunho”.
| Leia aqui a íntegra da meditação do Papa
“Uma pessoa é crível se há harmonia entre aquilo que crê e aquilo que vive: como crer e como viver. Muitos cristãos só dizem crer, mas vivem de outra coisa, como se não fossem. E isto é hipocrisia. O contrário do testemunho é a hipocrisia.”
O Papa propôs três perguntas aos participantes da audiência: você acredita verdadeiramente naquilo que anuncia? Vive aquilo em que acredita? Prega verdadeiramente aquilo que vive?
Para evangelizar é preciso buscar a santidade
O Papa Francisco afirmou ainda que a evangelização pressupõe um caminho de santidade. Segundo ele, ela é fulcral, pois sem a santidade, a evangelização se torna infecunda.
“E devemos nos converter todos os dias, acolher a Palavra de Deus e mudar de vida: todos os dias. E assim se faz a evangelização do coração. (…) Para dar este testemunho, também a Igreja enquanto tal deve começar com a evangelização de si mesma. Se a Igreja não evangeliza a si mesma permanece uma peça de museu.”
O protagonista é o Espírito Santo
Francisco lembrou ainda que o Espírito Santo é o verdadeiro artífice da evangelização. Para ele, sem o Espírito a pessoa não evangeliza, apenas faz propaganda da Igreja.
“A Igreja deve ser uma Igreja que dialoga com o mundo contemporâneo, que encontra todos os dias o Senhor e dialoga com o Senhor, e deixa entrar o Espírito Santo que é o protagonista da evangelização. Sem o Espírito Santo, nós podemos somente fazer propaganda da Igreja, não evangelizar. É o Espírito em nós que nos impulsiona para a evangelização e esta é a verdadeira liberdade dos filhos de Deus.”
Participe do Retiro de Semana Santa
As inscrições para o Retiro de Semana Santa 2023 já estão abertas. Os interessados podem acessar o site oficial do evento: www.semanasantashalom.com.br. Há duas opções de inscrição: a primeira oferece ao participante acesso a toda a programação do encontro; já a segundo opção, além de oferecer acesso a toda a programação do encontro, ajuda a custear o espetáculo A Paixão de Cristo, que neste ano está de volta, após as restrições da pandemia.
CNPJ: 07.044.456/0001-00 | Razão Social: Comunidade Católica Shalom | C.C: 31.056-5 | Ag. 1369-2