Formação

Frei Patrício: a Paz afasta o demônio

A paz não é um produto que perde a validade e que se joga fora. Mas é um valor tão belo e profundo, que sempre dá seus frutos.

comshalom
Unsplash

Estamos vivendo um momento de paz muito importante para o mundo e para a Igreja, um autêntico sacramento do amor de Deus, em que do céu é derramada uma chuva torrencial de paz e de amor. Devemos deixar-nos não só molhar, mas empapar por ela, para que, por onde passemos, possamos deixar sinais fortes de paz em todos os corações.

O Papa Francisco vai falar de paz e de justiça, para que, como diz o Salmo: “paz e justiça se encontrem, se abracem e façam surgir uma nova civilização do amor e da paz”. Quem constrói os muros, constrói a sua própria cadeia e, um dia, mais cedo ou mais tarde, se encontrará sozinho e sem ninguém que o liberte. Os muros sempre foram sinais de divisão, de força e de egoísmo.

Já as pontes sempre foram sinais de caminhos abertos e de diálogo. A Igreja tem cumprido este papel nestes últimos séculos e, hoje, sabe que não pode mais construir muros ao seu redor que a protejam. Ela está exposta às fortes ventanias, mas, com a graça de Deus, resiste fortemente e não vai cair, embora que, às vezes, há quem tente afundar a barca de Pedro. Entretanto as palavras de Jesus não foram nunca desmentidas. Por que deveriam ser hoje? As portas dos infernos não venceram a minha Igreja fundada sobre a rocha e sobre todos os que, na fidelidade a Jesus, manifestam a própria fidelidade ao Pedro de hoje, que se chama Francisco.

Um rio de paz chega inundando a terra de um lado ao outro: não há países que não se vejam obrigados, mesmo que com má vontade, a olhar para Roma e dar importância ao que o Papa e a Igreja dizem, porque a força da Igreja não está nas armas, no poder, no comércio, mas, sim, na força da paz e do amor.

Dentro da Igreja, devemos reconhecer o que há de podre, mas também o que há, na maioria, que são frutos bons, boas sementes, que dão flores bonitas e que prometem um dia colheita de paz e de esperança. Há anos que repito um refrão nos meus escritos:  “Devemos ser semeadores da esperança”.  É tempo de os cristãos saírem juntos para as periferias, semeando esperança nos corações áridos e desérticos. À primeira chuva, estes vão florescer e dar frutos. Rios de paz vão inundar a terra e ela será transformada em jardim.

O fundamentalismo sempre houve e sempre haverá. Mas quem são as pessoas fundamentalistas? São pessoas sem esperança e fechadas em si mesmas, que não defendem a verdade, e que, ao contrário, não têm uma visão de Deus e nem de futuro. Quem não deseja mudar, está morto há muito tempo, e Deus não quer o fundamentalismo em nada, Ele quer, na verdade, diálogo, paz, amor e vida plena para todos. O tempo já chegou, e esta é a hora em que não se adorará mais a Deus nem em Jerusalém nem em Gerizim, mas em espírito e em verdade.

Vamos nos deixar hoje invadir pela Palavra de Deus, olhando este mês de julho, em que temos muitas festas carmelitas: Nossa Senhora do Carmo, a festa dos pais de Santa Teresa do Menino Jesus – São Luís Martin e Zélia Guérin – (memória facultativa a 12 de julho), exemplos para todas as famílias; Teresa de los Andes (memória facultativa a 13 de julho), festas estas que nos animam a beber dos rios da paz.

Em Jerusalém, seremos consolados

Isaías 66 é o meu preferido. Nos momentos em que tenho medo de perder a esperança, abro a Bíblia, passam-se as páginas, e termino lendo novamente o profeta, que goteja esperança em todos os seus textos, especialmente neste texto.

Rios de paz vão percorrer a terra. Todos os prófugos vão voltar e serão consolados em Jerusalém. Mas que quer dizer Jerusalém para nós? É a Igreja que nos recebe e nos oferece sempre palavras de consolação e de força em todos os momentos de nossa vida. Assim, é belo que a Igreja defenda também a cidade de Jerusalém como cidade que não pertence nem aos judeus nem aos muçulmanos e nem aos cristãos, mas a todos os povos da terra. É a cidade de Deus na que devemos sempre ter os olhos fixos para ir beber da nascente da paz e da concórdia.

Sempre todas as religiões têm uma cidade, um lugar mais santo que os outros, mas Deus diz para cada um de nós o que disse a Moisés: “tira as sandálias, porque este lugar é santo” (Ex 3,5). O lugar santo é onde Deus se revela, mas o coração santo é o de todos os que buscam a verdade e a paz.

O nosso corpo é lugar santo

Paulo é um profeta, um santo, um convertido que ama com paixão a Jesus e que sabe que todos os sofrimentos que encontra no anúncio do Evangelho servem para uni-lo ainda mais a Cristo crucificado. Não se pode ser cristão autêntico sem um amor de fé na Cruz de Jesus e sem desejar ter no nosso corpo os sinais das Suas feridas que sangram diante dos pecados da humanidade e dos nossos. Não se trata de ter os estigmas como Pio da Pietrelcina ou Francisco de Assis, ou ter o coração transverberado como Teresa d’Ávila, mas, sim, se trata de ter estigmas invisíveis, que ferem o nosso coração diante do mal.

Peçamos ao Senhor, como Paulo, para estarmos sempre juntos a Jesus em todos os momentos de nossa vida. Eis o que Paulo diz:  “Doravante, que ninguém me moleste, pois eu trago em meu corpo as marcas de Jesus. Irmãos, a graça do Senhor nosso, Jesus Cristo, esteja convosco. Amém!”

A Paz afasta o demônio

Lucas, com seu estilo sóbrio, mas cheio de harmonia e de paz, nos apresenta Jesus, que envia os Seus discípulos de dois em dois pelas cidades da Galileia e pelo mundo inteiro, dando-lhes algumas recomendações que não se podem esquecer nunca. Que devem levar consigo?  Nada. Qual é a força que têm? Nenhuma. Que devem anunciar? A paz e que o Reino de Deus está perto.

Além disso, onde há um filho da paz, a paz fica, e se não houver nenhum, volta para eles. Isso não para guardá-la, mas para doá-la aos próximos que encontrarem. A paz não é um produto que perde a validade e que se joga fora. Mas é um valor tão belo e profundo, que sempre dá seus frutos.

O demônio da discórdia será vencido, mas isto não deve gerar em nós nem orgulho e nem soberba, mas nos dar humildade. Somos felizes porque os nossos nomes estão escritos no céu, no coração de Deus, que é fonte de paz e de comunhão. A leitura deste Evangelho deve constituir a regra suprema de todos os missionários que vão sem nada para nada receber, sendo semeadores de esperança e de paz.

Escola de oração

O Senhor conhece a cada um de nós melhor do que nós mesmos. Sabe de nossas fragilidades e das dificuldades de nossa vida que podem nos levar a cair. Para nos encharcar de graça, Ele nos deu os sacramentos e Jerusalém, a Igreja. Assim, diante da nossa miséria, miremos a misericórdia de Deus, que nos criou para sermos santos como Ele. Que, nela, nosso coração se encha de esperança, de paz e de fé, anunciando as graças de Deus.

A partir disso, reflitamos com as palavras do Papa Francisco: “Na Carta aos Hebreus, mencionam-se várias testemunhas que nos encorajam a ‘correr com perseverança a prova que nos é proposta’ (12,1): fala-se de Abraão, Sara, Moisés, Gedeão e vários outros (cf. cap.11). Mas, sobretudo somos convidados a reconhecer-nos ‘circundados de tal nuvem de testemunhas’ (12, 1), que incitam a não deter-nos no caminho, que nos estimulam a continuar a correr para a meta.

E, entre tais testemunhas, podem estar a nossa própria mãe, uma avó ou outras pessoas próximas de nós (cf. 2Tm 1, 5). A sua vida talvez não tenha sido sempre perfeita, mas, mesmo no meio de imperfeições e quedas, continuaram a caminhar e agradaram ao Senhor.” (Gaudete et Exsultate, 3).


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.