Notícias

Frei Patrício Sciadini explica a virtude da humildade

Confira alguns trechos da pregação do religioso na Convenção dos 40 anos da Comunidade Shalom.

comshalom
Foto: Reprodução

A humildade foi um dos temas apresentados à Comunidade na Convenção dos 40 anos do Carisma Shalom em Roma (IT). Na ocasião, Frei Patrício Sciadini (OCD) explicou que “a humildade salvará a humanidade”. Confira a seguir alguns trechos da pregação do religioso e veja como crescer nesta virtude.

Terra fértil

“A palavra humildade vem da palavra humus, terra fértil, na qual podemos construir. As aparências enganam, mas as raízes permanecem e dão a vida”.

Virtude dos corajosos

“A humildade é uma virtude, como o Papa Francisco muitas vezes tem dito, não é uma virtude dos fracos, mas uma virtude das pessoas corajosas, das pessoas que reconhecem as suas limitações, mas que também conhecem e reconhecem as suas qualidades, os dons que o Senhor lhes tem dado para coloca-los a serviço dos outros, um serviço que nos faz felizes, que nos dá a alegria de servir”.

Humildade e Contemplação

“A humildade nasce da contemplação da Trindade. Entrar no seio da Trindade, entrar no seio da kenosis trinitária, da comunicação, onde Deus Pai Criador cria e, ao mesmo tempo, participa ao dar uma parte de Si mesmo, na comunhão do Pai, do Filho e do Espírito Santo; onde a humildade é o acolhimento do Pai, que acolhe o Filho, o Filho que acolhe o Espírito Santo, e os dois que acolhem o Pai nesse mistério profundo de amor”.

 Humildade e Abandono

“Nós precisamos, diante de Deus, prostrar-nos, adorar o Senhor, acolhê-lo. É humildade acolher aquilo que você não entende, aquilo que Deus coloca na sua frente e você fica estupefato, maravilhado. O estupor nasce da incompreensibilidade. As coisas que você compreende não provocam estupor, mas as que você não entende, que não consegue compreender, seja diante de uma alegria, seja diante de uma dor intensa, você fica estupefato, esse estupor da contemplação”.

Humildade e Evangelização

“A humildade, meus irmãos, é como um rio subterrâneo nas Sagradas Escrituras, que vai fecundando toda a nossa vida, toda a nossa história, todo nosso serviço, toda nossa evangelização. Evangelizar é proclamar o estupor diante do mistério da Encarnação”.

 Humildade e coerência de vida

“A humildade é uma virtude que faz com que você seja você. A melhor definição de humildade eu encontrei em Santa Teresinha do Menino Jesus. Certa vez ela disse que a perfeição consiste em ser aquilo que você é. Na sua cabecinha, Santa Teresinha procurou um exemplo: Se uma margarida quer ser rosa, destrói a sua identidade. Se uma rosa quiser ser lírio, destrói aquilo que é. Uma margarida é bonita por ser margarida, e uma rosa é bonita por ser rosa”.

Humildade e o Espírito Santo

“Santo Efrém, o Sírio, que é um Padre da Igreja, disse: ‘O Espírito anto é humildade”, e por que? Porque o Espírito Santo é quase escondido, mas Ele age. Ele age através das instituições, Ele age em nós através das iluminações, Ele age em nós pela Sua força, pela Sua coragem”.

Humildade e a Trindade

“Jesus é humilde, Deus é humilde, o Espírito Santo é humilde. É essa humildade que devemos encontrar na vida”.

Humildade e Maria

“A Virgem Maria, nossa Mãe! Ela é humilde, a humilde serva do Senhor. Aquela que não esperava, que foi escolhida, e ela aceitou humildemente o seu ser escolhida. O ser escolhido por Deus, a alegria de sermos escolhidos para uma missão, essa é a verdadeira humildade. Não buscar a missão, não procurar a sua missão, mas procurar a missão que lhe é confiada, que lhe é dada. Essa missão é uma escolha do Espírito Santo, uma escolha de Deus”.

Humildade e confiança em Deus

“A humildade é não depositar a confiança na sua inteligência, na sua capacidade organizativa, na sua capacidade teológica, na sua capacidade… Não! Confiar somente na capacidade de Deus! Confiar somente! Santa Edith Stein disse: Deus nos conduz. Não sabemos para onde nos conduz, mas Ele nos conduz”.

Humildade e serviço

“A humildade provoca o serviço, a humildade provoca que você se levante, que você vá imediatamente. O nosso mal é que às vezes hoje pensamos muito antes de fazer, então acabamos por não fazer. Falta-nos confiança em Deus, falta-nos essa totalidade desse mistério do amor do Senhor, e isso sempre nos impede de realizar o projeto de Deus”.

Pecado contra a humildade

“A humildade é o oposto do egoísmo. A autorreferencialidade, o individualismo, a autoapropriação, ‘eu sou dono disso’. O Carisma é um dom de Deus, mas não é dado para mim mesmo. É um dom de Deus, o qual Ele dá a alguém para o bem comum. Esse Carisma deve ser um dom que evolui, que cresce, que se espalha”.

Humildade e mansidão

“As duas virtudes que Jesus apresenta para nós são a humildade e a mansidão, que são irmãs gêmeas, são inseparáveis. Você não pode separar a humildade da mansidão, não pode separá-las porque são estritamente unidas ao mistério da Encarnação, da Paixão, da morte e da Ressurreição de Jesus”.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.