Shalom

Frei Raniero Cantalamessa, pregador oficial do Papa, presente na Convenção Shalom

comshalom

Pregador oficial da Casa Pontifícia desde 1980, Frei Raniero Cantalamessa tem na sua história de vida um testemunho marcado pela ação do Espírito Santo. O frade capuchinho, em suas homilias e pregações faz chegar ao coração da Igreja a certeza, a força e a esperança, de que o Espírito Santo realiza um novo Pentecostes na Igreja.

Sua experiência chegou à Comunidade Shalom, em 1996 quando veio na Casa Mãe da Comunidade em Fortaleza, para pregar em um Fórum, estreitando laços de amizade com Moysés Azevedo, fundador da comunidade, que este ano completa 35 anos.

O frade será um dos convidados da Convenção Shalom 35 anos que acontecerá em Roma de 03 a 09 setembro. Na programação oficial do evento, Frei Raniero pregará para os peregrinos e participantes no dia dedicado à misericórdia que acontecerá dia 7 de setembro, na cidade de Assis, terra de são Francisco.

Padre Raniero Cantalamessa

Raniero Cantalamessa, é da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, nasceu na Itália em 1934. Ordenado em 1958, continuou os estudos no qual concluiu doutorado em teologia em Fribourg (Suíça) e Letras clássicas na Universidade Católica de Milão. 

Professor de história das origens do cristianismo e Diretor do Departamento de Estudos Religiosos da Universidade do Sagrado Coração, em Milão, resolveu em 1979 deixar o ensino para se dedicar em tempo integral ao ministério da Palavra.

João Paulo II nomeou-o Pregador da Casa Pontifícia em 1980 e Bento XVI manteve esta posição em 2005. Como um exímio pregador direciona a cada semana do Advento e da Quaresma, uma meditação na presença do Papa, cardeais, bispos, prelados e superiores gerais de ordens religiosas. Ele também recebe convites para falar em muitos países ao redor do mundo, muitas vezes por irmãos de outras denominações cristãs. 
Além de escrever livros científicos como um historiador das origens do cristianismo, publicou numerosos outros livros sobre espiritualidade, resultado de sua pregação na Casa Pontifícia, traduzido em vinte línguas. 
Quando não está ocupado na pregação na Casa Pontifícia ou em outros lugares no mundo, vive no Convento do Amor Misericordioso, emprestando seu serviço sacerdotal para uma pequena comunidade de monjas de clausura. 
Em 18 de julho de 2013, ele foi confirmado pelo Papa Francisco no seu papel de pregador da Casa Pontifícia.

Angela Barroso


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.