A páscoa da freira francesa Lucile Randon, mais conhecida como Irmã André, ganhou as páginas dos noticiários no mundo inteiro em janeiro. Isso porque a religiosa era considerada decana da humanidade, ou seja a pessoa mais velha do mundo, desde abril de 2022. Aos 118 anos, a irmã morreu em uma casa de repouso em Toulon, no sul de França.
Vale ressaltar que nenhum órgão oficial concedeu à religiosa títulos como de decano, porém especialistas concordaram que a Irmã André era até o dia 17 de janeiro, dia em que fez sua páscoa, a pessoa viva mais velha do mundo. Inclusive, o Livro de Recordes do Guinness fez o registro do recorde da religiosa em 25 de abril, logo após a morte aos 119 anos da japonesa Kane Tanaka.
Na última entrevista, Irmã André disse que a manteve viva ao longo dos anos foi o trabalho. “Dizem que o trabalho mata. A mim, era o trabalho que me fazia viver, trabalhei até aos 108 anos“, contou em abril de 2022 na ocasião em que soube que era considerada a pessoa mais velha do mundo.
Irmã André dedicou boa parte da vida aos serviços na Igreja, cuidando de crianças durante a Segunda Guerra Mundial e trabalhado por décadas em um hospital, em que atendia órfãos e pessoas de idade. E ela fez isso até quase 100 anos. A religiosa fazia parte da Congregação das Filhas da Caridade.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Leia também | Emmir Nogueira e o esposo celebram Bodas de Ouro