Shalom

Gabriela Dias: “Sem humilhação não há santidade”

A cruz foi a arma que Deus se utilizou para nos salvar do mundo!

comshalom

“Do desejo de ser estimado, livrai-me, Jesus!

Do desejo de ser amado, livrai-me, Jesus!

Do desejo de ser procurado, livrai-me, Jesus!

Do desejo de ser louvado, livrai-me, Jesus!

(…)

Do temor de ser humilhado, livrai-me, Jesus!
Do temor de ser desprezado, livrai-me, Jesus!

(…)

Que os outros sejam mais amados do que eu – Ó Jesus, concedei-me a graça de desejá-lo!

Com esses trechos da Ladainha da humildade, a pregadora do retiro de Semana Santa em Fortaleza, Gabriela Dias, meditou com os participantes sobre a Paixão de Jesus, que é um caminho de abaixamento e humildade. Segundo ela, falar sobre a morte de Jesus na sexta-feira santa é sempre uma eterna novidade e uma grande oportunidade de sermos renovados na fé.

Símbolo da morte mais humilhante para o povo judeu, a cruz se torna redentora para os cristãos. Pois aponta justamente um caminho contrário ao da “maioria”, e este é o caminho escolhido por Jesus: o da humildade. “A profundeza do abaixamento do Senhor, foi a profundeza da minha necessidade. Jesus vence o pecado sendo humilde e obediente”, afirma Gabriela. Ela explica ainda que este caminho de humildade pedido e rezado na ladainha, só pode ser vivenciado e gerar o efeito libertador se passar pela via da humilhação, assim como Cristo. “A humildade só pode se enraizar no coração através das humilhações. Sem humilhações, não há humildade e santidade”.

Neste ano o retiro tem como tema “Eu venci o mundo”, baseado nas palavras de Jesus no Evangelho de São João. Segundo Gabriela, é por meio da humildade de Cristo que se vence o mundo. “O mundanismo que o Senhor quer vencer é aquilo que em meu coração não obedece a Deus. É a minha autossuficiência”, exemplifica a pregadora.

Ela ainda afirma que a raiz de todo o mundo que há em nossos corações é o orgulho, que se torna um caminho de desespero. “Significa ser o que não se é, nos desumaniza. O orgulho que habita em meu coração faz com que eu olhe para o outro como meu rival. Nos enche de rivalidade e prepotência”. É por esses males que a arma adequada e escolhida por Deus para nos salvar do mundo foi a Cruz.

 

Leia Mais 

Padre Silvio Scopel: “Quem reza não cai em tentação.” 

Lydiana Rossetti


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.