“Do desejo de ser estimado, livrai-me, Jesus!
Do desejo de ser amado, livrai-me, Jesus!
Do desejo de ser procurado, livrai-me, Jesus!
Do desejo de ser louvado, livrai-me, Jesus!
(…)
Do temor de ser humilhado, livrai-me, Jesus!
Do temor de ser desprezado, livrai-me, Jesus!
(…)
Que os outros sejam mais amados do que eu – Ó Jesus, concedei-me a graça de desejá-lo!
Com esses trechos da Ladainha da humildade, a pregadora do retiro de Semana Santa em Fortaleza, Gabriela Dias, meditou com os participantes sobre a Paixão de Jesus, que é um caminho de abaixamento e humildade. Segundo ela, falar sobre a morte de Jesus na sexta-feira santa é sempre uma eterna novidade e uma grande oportunidade de sermos renovados na fé.
Símbolo da morte mais humilhante para o povo judeu, a cruz se torna redentora para os cristãos. Pois aponta justamente um caminho contrário ao da “maioria”, e este é o caminho escolhido por Jesus: o da humildade. “A profundeza do abaixamento do Senhor, foi a profundeza da minha necessidade. Jesus vence o pecado sendo humilde e obediente”, afirma Gabriela. Ela explica ainda que este caminho de humildade pedido e rezado na ladainha, só pode ser vivenciado e gerar o efeito libertador se passar pela via da humilhação, assim como Cristo. “A humildade só pode se enraizar no coração através das humilhações. Sem humilhações, não há humildade e santidade”.
Neste ano o retiro tem como tema “Eu venci o mundo”, baseado nas palavras de Jesus no Evangelho de São João. Segundo Gabriela, é por meio da humildade de Cristo que se vence o mundo. “O mundanismo que o Senhor quer vencer é aquilo que em meu coração não obedece a Deus. É a minha autossuficiência”, exemplifica a pregadora.
Ela ainda afirma que a raiz de todo o mundo que há em nossos corações é o orgulho, que se torna um caminho de desespero. “Significa ser o que não se é, nos desumaniza. O orgulho que habita em meu coração faz com que eu olhe para o outro como meu rival. Nos enche de rivalidade e prepotência”. É por esses males que a arma adequada e escolhida por Deus para nos salvar do mundo foi a Cruz.
Leia Mais
Padre Silvio Scopel: “Quem reza não cai em tentação.”
Lydiana Rossetti