Shalom

Gerações transformadas pelo CJS: confira alguns testemunhos

Além de reunir os jovens, o CJS também tem sido um local de encontro com a vontade de Deus

comshalom
Missão Manaus (Imagem/Comshalom)

Ao longo de 35 anos, o Congresso de Jovens Shalom tem sido o maior e mais esperado evento da juventude Shalom espalhada pelo Brasil e pelo mundo. Eleição, confiança na Providência Divina, oferta de vida, discernimento vocacional e envio missionário são apenas alguns dos inúmeros frutos que Deus gera na vida dos jovens a cada edição do CJS.

Confira a seguir o testemunho de irmãos que participaram do CJS em edições diferentes e tiveram suas vidas transformadas por Deus.

Experiência de ser firmado na eleição

Igor Pereira Bentes, atualmente, é discípulo da Comunidade de Aliança, em Manaus (AM), e conta como a Providência Divina o ajudou a ir ao  CJS 2019 e como seu coração se encheu ali da certeza do Carisma:

“A minha experiência começou antes mesmo do início do Congresso desse ano. Eu estava morando em Natal como postulante da Comunidade de Vida e a missão e os jovens fazendo toda aquela movimentação para ir ao CJS, todos muito animados. Eu não tinha benfeitor, mas aquela certeza no coração de que daria certo a ida para o CJS era muito forte, e três dias antes do nosso ônibus de Natal sair rumo a Fortaleza, a Providência Divina se manifestou surpreendentemente: um irmão da Comunidade de Aliança doou para mim esse grande presente, ir para o CJS. Toda a minha experiência no Congresso daquele ano foi de uma certeza muito grande do chamado à Santidade que Deus tem para minha vida, do caminho de Santidade que Ele mesmo me dava, o Carisma Shalom. Eu olhava para todos os jovens que estavam ali no Congresso, jovens de tantos lugares do Brasil e do mundo, tendo a grande certeza que Cristo vive e nos quer vivos! Eu olhava e tinha a sensação de que todos nós falávamos a mesma linguagem, a linguagem do Espírito, do Carisma e do Evangelho. Aquele CJS de 2019 confirmou no meu coração a certeza da santidade, do Cristo que vive, e confirmou o Carisma Shalom em mim. Fez-me contemplar ainda mais os rostos que movem a minha oferta de vida, aumentou em mim o grande amor aos jovens. É por eles.”

Igor Bentes com a juventude de Natal no CJS 2019. Imagem: Arquivo Pessoal.

Em 2024, Igor se prepara novamente para participar do CJS, desta vez, com seus conterrâneos de Manaus: É um tempo de graça na Comunidade, são 42 anos da sua fundação, 35 anos de Projeto Juventude para Jesus, ano de Assembleia Geral e, ainda mais, particularmente: são 10 anos da missão de Manaus. E eu vou para o Congresso esse ano com o coração muito desejoso e sedento para viver ainda mais o grande kairós que Deus já manifesta na Comunidade, as promessas de Deus se cumprindo, o novo de Deus já sendo inaugurado na minha vida, na vida da missão e da Comunidade. Ir para o CJS esse ano é uma oportunidade de renovar o meu Sim, e um Sim Feliz, renovar o forte desejo pela santidade e o desejo de arrastar muitos comigo nesse caminho. Momento também de renovar a alegria da oferta, de amar a Deus também através do amor aos jovens, no serviço aos jovens. Eu espero uma grande manifestação da graça de Deus.”

>> Confira a programação oficial do Congresso de Jovens Shalom (CJS) 2024

Viver a oferta 

A primeira vez que Johnny Campos participou de um CJS foi em 2014, quando ele tinha 15 anos. Atualmente, ele é consagrado na Comunidade de Aliança da Missão de Recife (PE), está no terceiro ano de promessas temporárias (T3) e participou também do CJS em 2019, em 2023 e vai à edição de 2024.

“Minha primeira experiência no CJS ocorreu em uma edição internacional realizada em 2014, no Ginásio Paulo Sarasate. Naquela época, eu era um recém-chegado à Obra e tive um encontro profundo com o Carisma Shalom. Um momento particularmente marcante foi durante uma adoração em que a música ‘Oferta’ foi entoada. Era a primeira vez que eu ouvia aquela canção e, de forma impactante, meu coração se inflamou e ardia com o desejo intenso de viver aquilo que eu estava cantando.”

Johnny se prepara para participar de mais uma edição internacional do CJS

“Conheci o Shalom em 2014, aos 15 anos, e no mesmo ano tive a alegria de participar de uma edição internacional do CJS. Embora fosse novo na Obra e pouco conhecesse sobre a Comunidade, a ideia de viajar para Fortaleza e vivenciar um evento grandioso com jovens Shalom de diversos lugares me deixou muito animado.

No entanto, durante o evento, o entusiasmo inicial deu lugar a um sentimento de desânimo que me tirou a vontade de estar ali. Lembro-me de um momento no último dia, eu estava bastante desmotivado e decidi sair do ginásio e ficar do lado de fora. Pouco tempo depois, comecei a ouvir o barulho do sino, indicando que a adoração iria começar e algo dentro de mim me inquietou profundamente, me chamando de volta. Ao entrar novamente no ginásio, a pessoa que estava conduzindo a adoração proclamou: ‘Tem um jovem que está bastante inquieto, que não quer mais estar aqui, mas o Senhor está te chamando. Ele te trouxe aqui porque deseja fazer algo grandioso na sua vida.’ Naquele instante, percebi que aquela mensagem era para mim. Deus estava me chamando para algo maior e mais profundo. A música ‘Oferta’ começou a tocar e, naquele momento, compreendi que Deus estava me chamando para oferecer a minha vida, para gastar meus dias e minha juventude por amor a Ele. Esse momento foi um divisor de águas na minha vida.

Hoje, 10 anos depois, estou aqui para testemunhar que o Senhor cumpre as Suas promessas. Aquele chamado não foi apenas um momento passageiro, mas o início de uma jornada profunda e transformadora na minha vida. Deus tem realizado grandes obras na minha vida e continua a me sustentar todos os dias. O Senhor é fiel, e eu sou grato por ter respondido ao Seu chamado e ter permitido que Ele moldasse a minha vida de maneira tão significativa.

Para mim, o CJS representa um grande momento de encontro – um encontro com Deus e com os irmãos. É uma oportunidade única de reunir toda a juventude Shalom e juntos, renovarmos a nossa oferta de vida.”

>> Clique aqui para seguir o canal do “ComShalom” no Whatsapp

Despertar vocacional 

Luciana Mello, 32 anos, engenheira civil e consagrada na Comunidade de Aliança, da missão de Maceió (AL), participou do CJS em 2010 e em 2014, e testemunha como o Congresso de Jovens foi importante para o seu discernimento vocacional:

“Em 2014, eu era vocacionada e estava em discernimento. Foi durante uma oração e o momento da cruz que Deus confirmou meu chamado para a Comunidade de Aliança. Eu não iria ao CJS, mas ganhei um sorteio da missão e vejo o quanto o CJS foi primordial para mostrar a minha vocação. Hoje sou consagrada. A vontade de Deus é o caminho seguro, a cada tempo compreendo o amor que me impulsiona a ofertar minha vida.”


Kiara Vasconcelos é consagrada da Comunidade de Vida, celibatária e mora atualmente na missão de Niterói (RJ). Kiara comenta sobre como se apaixonou pela Vontade de Deus ao escutar a pregação do Moysés Azevedo em um CJS:

“No meu primeiro CJS eu já era de caminhada, e muito feliz. Mas, ao ouvir o Moysés pregando sobre a radicalidade evangélica, Deus me inquietou fortemente em me lançar numa verdadeira loucura de amor. De buscar antes de qualquer plano e sonho meu (eu tinha 14 anos), a Vontade de Deus! O maior fruto desse CJS na minha vida foi que me apaixonei pela Vontade de Deus. A partir daí, minha vida tomou outro rumo: o que Deus quer de mim? Fui perseguindo a Vontade de Deus e, quatro anos depois, ingressei na Comunidade de Vida Shalom. Sou missionária há 15 anos e sou a pessoa mais encontrada e feliz do mundo!”

Hey jovem, você já se inscreveu? 

Mais que um evento, o CJS é uma experiência! Inscreva-se e garanta a sua vaga no maior encontro da juventude Shalom espalhada pelo mundo inteiro. 

Serviço:

Congresso Internacional de Jovens Shalom
Data: 10 a 13 de outubro
Local: Centro de Formação Olímpica (CFO)
Endereço: Av. Alberto Craveiro (Castelão), Fortaleza-CE.
Inscrições: aqui
Mais informações: comshalom.org/cjs35anos

Por Sebastião Rocha 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.