O Halleluya SP 2024 apresenta uma nova dimensão para o público geral. Ainda no Largo da Batata, mas desta vez no dia 02 de junho, o evento acontece em meio a muitas manifestações sociais da famosa avenida Brigadeiro Faria Lima, na região de Pinheiros. Uma das novidades desse ano é a estrutura que tem uma condução centralizada em Jesus. Os stands, o próprio palco principal, o Beco do Rolê e as partes que compõem o festival estão direcionadas ao Espaço da Misericórdia, em que acontece a Oração e Aconselhamento, Adoração e Confissões. Mais de nove mil pessoas vivenciaram essa experiência com o amor de Deus.
O evento começa muito antes com uma sabedoria especial do fundador Moysés de Azevedo que fala exclusivamente para o evento: “O Halleluya é a festa que nunca acaba e em São Paulo ele mais do que cumpre sua missão. São Paulo é vocacionado ao Halleluya, se é a cidade que nunca dorme, nós precisamos realmente testemunhar de manhã, de tarde, de noite, de madrugada, para todos os públicos que passam nas grandes vias dessa cidade, o Amor Misericordioso de Cristo”. E de forma concreta, é o que testemunhamos nessa edição com tantas novidades e testemunhos impactantes.
A união dos Carismas é a primeira expressão que se enxerga ao dar um giro pelo Largo da Batata. Ao começar 10h com a missa, os participantes se surpreenderam com a quantidade de pessoas reunidas. Pessoas com camisetas do Beato Carlo Acutis, camisetas de movimentos paroquiais, muitos terços, cordões com medalhas e diversas manifestações do amor externo a nossa fé. Olhar para o festival é olhar para a contemplação da nossa Igreja Católica, que com carismas e dons particulares, integra o corpo em que a cabeça é Cristo.
Feira vocacional e um convite a vida aprofundada de fé
Durante as orações em preparação para o evento, a comissão discernia o caminho que Deus conduzia em prol da união entre os carismas. Um desses frutos foi a feira vocacional que apresentou a todos presentes um caminho de discernimento com a apresentação de diferentes identidades, carismas e formas de vivenciar passos mais aprofundados dentro da Igreja. Dentre os carismas presentes, além do Vocacional Shalom, havia outras representações como a Canção Nova, Aliança de Misericórdia, o Movimento dos Focolares, o Convento do Carmo e o Centro Vocacional Arquidiocesano de São Paulo.
Passar pelos stands era contemplar rostos curiosos conhecendo mais detalhes dos carismas e irmãos ofertando sua história em prol de novas experiências. A discípula da Comunidade de Aliança Daniely Fonte, esteve presente no stand do Shalom e confessa que se animou com os testemunhos. Ela conheceu um Frei Carmelita que teve seu primeiro contato vocacional com o Carisma Shalom e depois se aprofundou até encontrar sua vocação dentro do Carmelo. Ela revela que esses testemunhos refletem a Unidade e a complementação de cada forma de vida.
O Frei Cristian descreve detalhes sobre estar conversando com as pessoas neste espaço. Ele fala sobre o Carmelo e sua união com a espiritualidade Shalom, ele revela que ambas se encontram na importância da vida de oração e a expressão da alegria que exala em todos. Da mesma forma, os animadores do vocacional Arquidiocesano de São Paulo destacam o quanto isso de destaca dentro da realidade dos jovens que se interessam em descobrir passos mais fecundos dentro das vocações que a Igreja possui. A Aliança de Misericórdia também relatava a curiosidade de todos aqueles que encontravam os missionários partilhando com muita felicidade sobre seu modo de vida e as experiências dentro do carisma.
Abraços, encontros e muita música
O giro pelo Halleluya São Paulo 2024 traz ao público uma realidade de muita alegria. Ao olhar para o lado você enxergava risadas, pessoas se abraçando, grupos tirando foto e reencontros que um evento como esse propõe. Além disso, o palco principal conseguiu reunir uma multidão sincronizada, dançando, cantando e rezando junto com os artistas e animadores de cada atração. Em cada apresentação, era possível enxergar uma série de pessoas que levantavam seus braços, louvavam, interagiam e contagiavam todos ao seu redor com uma espontaneidade que apenas uma vida em Cristo pode explicar.
Ao conversar com os participantes, eles testemunhavam como estavam felizes em testemunhar essa expressão artística e de fé. Os relatos indicavam que esse momento ultrapassou de apenas um entretenimento religioso na Faria Lima, mas se tornou algo fecundo com marcas que de fato transformam a identidade de São Paulo e apresentam a todos que passavam nos arredores, uma forma de vida feliz, em Cristo e repleta de significados que transforma vidas.
Isabella Rocha
Comunicação Halleluya SP