Gotas de amor: ação desenvolvida pelo Shalom Belém leva conforto, esperança e serviços para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Ao todo 280 jovens e idosos foram beneficiados.
Aos 19 anos, Elenilson Pereira tem muitos motivos para comemorar. Há três meses ele conheceu uma nova vida em um dos centros da “Missão Belém”, no Pará, localizado no município de Benevides a 35 quilômetros da capital. “Foi aqui que eu encontrei Deus verdadeiramente, porque eu não tinha Deus na minha vida, eu tinha só um mundo hostil na minha cabeça. Eu vinha do mundo das drogas”, comentou o jovem, que hoje trabalha como monitor, no local. Já o seu Antônio Lira, fala com a voz embargada sobre a saudade que sente da família. Ele tem 79 anos e convive com problemas de saúde provocados pelo alcoolismo. O Elenilson e o seu Antônio integram o grupo de pelo o menos 210 jovens e 70 idosos atendidos pela ação de Evangelização “Gotas de Amor”, desenvolvida pelo Shalom Belém, no último domingo, 23, na “Missão Belém”, em Benevides.
A programação teve início com uma missa celebrada pelo Padre Divã Anísio, um dos coordenadores do projeto, que na homilia destacou a importância do “Sim” de Maria, como inspiração ao nosso “Sim” a Deus. “Não podemos ter medo de dizer ´Sim` para o chamado de Deus, a partir do exemplo de Maria. O ´Não` pode bloquear uma história de salvação”, ressaltou o sacerdote, falando que vivemos em uma sociedade marcada pelo individualismo. “O nosso ´sim` é capaz de revolucionar muitas coisas”, completou. Após a missa, médicos, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, advogados prestaram atendimentos durante uma manhã inteira. As pessoas acolhidas pela “Missão Belém” também tiveram acesso a serviços como: cortes de cabelo, oficinas de teatro e de empreendedorismo, além de cursos voltados para a espiritualidade – “Como Perdoar”; “Como Transformar a dor em amor” – oração e aconselhamento e atividades recreativas – partidas de vôlei e de futebol. O trabalho envolveu mais de 170 servos do Shalom, explicou Erica Elmescany, coordenadora da Promoção Humana. De acordo com ela, a comunidade deve dar continuidade ao trabalho nos próximos anos, a partir dessa primeira experiência.
O Padre Divã Anísio considerou a ação muito especial por permitir aos moradores do espaço uma espécie de retorno à dignidade. “Além da alegria da visita, porque alguns normalmente não têm visita, eles se sentem muito felizes por meio desse relacionamento humano de encontrar alguém da sociedade então você dá um ânimo pra eles, depois pelos serviços que também eles precisam”, destacou. Para Luciano Almeida, beneficiado pela ação, o “Gotas de Amor” proporcionou um dia de festa e de felicidade. Ele luta contra a dependência química. Sente muita falta da família. “Quando deixamos Deus sair, a droga entra, e quando deixamos Deus entrar, a droga ela sai né? Então tudo é uma espiritualidade, enquanto eu me mantenho da minha espiritualidade eu me mantenho limpo. Se eu me afastar de Deus eu vou cair de novo e vou retroceder, né? Mas hoje Deus tá me dando uma graça de novo de uma nova oportunidade, de fazer tudo diferente”, lembrou.
Gotas de Amor
“O pobre clama e Deus escuta”. A mensagem do Papa Francisco proferida no Dia Mundial do Pobre inspirou a comunidade Católica Shalom, em Belém, a desenvolver ações como o “Gotas de Amor”. “A gente ouviu aquela experiência do Papa no dia 18 de Novembro e dentro desse movimento do advento nós quisemos nos unir a essa voz do Papa e quisemos ser essa voz que escuta a voz do pobre, nos unindo à Igreja nesse tempo do advento”, explicou Janaína de Melo Luzia, responsável local pela Comunidade.
Segundo Janaína, o evento faz parte de três ações realizadas nesse período com o objetivo de encontrar o pobre e de ser encontrado por ele. “A experiência que fica é: nós é que somos transformados com a vida, com o desejo deles, com a oferta deles, com a sede deles por Deus, estando aqui nesse lugar, com suas histórias com suas feridas, com suas enfermidades. Nós é que somos transformados por dar um pouco de gotas, literalmente, do nosso amor para eles”, comentou, completando ainda que a ação de se dedicar ao pobre tem o poder de transformar os corações de quem doa seu tempo, seus dons a partir da dimensão do sofrimento do próximo e de histórias tão dolorosas. “A experiência que eu tenho e o significado que isso tem pra mim e para a comunidade, eu acredito é de que algo é transformado dentro de mim quando eu exercito a caridade, quando eu coloco o meu dom a serviço do outro de fato”, ressaltou.
Missão Belém
A “Missão Belém” é um movimento da Igreja Católica que teve início no estado de São Paulo, em 2005, por meio do espírito de convivência com os pobres, estimulando o desenvolvimento de ações que vão muito além da simples distribuição de alimentos. “A inspiração de ser Missão Belém vem pela gruta de Belém, que é Maria e José e Jesus, que se encarna no meio dos pobres, com os pobres, como os pobres”, explica o padre Divã Anísio, um dos coordenadores da Missão Belém, que presta acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social há mais de 10 anos, no Pará.
A Missão Belém possui três centros, no estado. Além do centro onde o Shalom desenvolveu a Ação de Evangelização, há outro centro em Benevides, criado recentemente para atendimento de mulheres, e outro na capital paraense.
Alinne Passos
Fotos: Ronald Dias