O governo japonês lançou um site na internet (www.oratio.jp) com o objetivo de fazer conhecer melhor o cristianismo no país.
De acordo com Dom Joseph Mitsuaki Takami, Arcebispo de Nagasaki, essa iniciativa do governo local “diz respeito a questões econômicas e de turismo. A vontade de tornar conhecidos os sites históricos ligados à Igreja não tem relação com a Fé, mas, mesmo assim, é uma ótima oportunidade para a Evangelização do país”.
Por enquanto o site encontra-se apenas em japonês, mas em breve haverá versões em inglês e coreano. Uma das finalidades da página web é conseguir em outubro de 2016 o reconhecimento da UNESCO de “patrimônio da humanidade” para as igrejas e castelos da área. Construídos entre os séculos XVI e XIX, os 13 sítios propostos à ONU incluem também a catedral Oura, onde “reapareceram” os cristãos que sobreviveram à perseguição do governo.
“É um gesto que não concerne à Igreja diretamente, mas, mesmo assim, importante. A economia é útil quando ajuda o homem a realizar coisas de valor, e nós aceitamos este paradigma, mas o colocamos sempre em segundo lugar. No primeiro estará sempre o trabalho Missionário e a Evangelização do país”, concluiu o Arcebispo de Nagasaki. (EPC)
Fonte: Gaudium Press