Shalom

Grupo de Oração é lugar de ser família Shalom

No Congresso do Caminho da Paz Angelica Teixeira e Francis Farias abordam duas vias nas quais se exerce a unidade na Obra Shalom: a fraternidade e o acompanhamento pessoal.

comshalom

“Nós somos uma família!”. Quem participa de um Grupo de Oração Shalom já deve ter ouvido isso! Sim, o Grupo de Oração é a primeira unidade da grande família Shalom. Mas, como essa família é gerada e se desenvolve? Como se caracteriza essa família espiritual que Deus nos deu? O tema “Caminho de Unidade” envolveu os participantes do Congresso do Caminho da Paz, realizado na Igreja do Ressuscitado que Passou pela Cruz. Os pregadores Francis Farias e Angelica Teixeira falaram sobre duas vias nas quais se exerce a unidade na Obra Shalom: a fraternidade e o acompanhamento pessoal.

Vida voltada para o outro

“Este é o único Caminho da Paz: viver uma vida voltada para Deus e para o outro”. Francis Farias citou essas palavras de Moysés Azevedo no Escrito Carta à Comunidade 2005, parágrafo 98, para destacar que o amor fraterno é voltado para o outro, como a relação de Deus Pai Pai e Deus Filho. É dessa comunhão que é gerado o Espírito Santo, fonte da Unidade no Carisma Shalom.

É numa oração que se transforma em vida que o amor ao irmão também cresce, pois nele se encontra o dom de Deus. “A oração e a amizade dá sustento e sabedoria para crescer na vontade de Deus. Quando estamos em família, nós nos sentimos livres. Nós somos capazes de dar o melhor de nós”, acrescenta o consagrado da Comunidade de Vida.

Francis Farias ainda enumerou os elementos da vida de unidade que devem ser vividos no Grupo de Oração: corresponsabilidade, cura das relações, ter a vontade de Deus como o absoluto das nossas vidas. Para se abrir ao dom do outro e o serviço aos irmãos Francis também chama a romper com os valores mundanos do hedonismo, consumismo e egoísmo. “Assim vamos viver com alegria aquela frase: “No Reino de Deus, Deus é o primeiro, o irmão é o segundo e eu sou o feliz terceiro”.

Acompanhar para a vontade de Deus na “vida da ovelha”

Angelica Teixeira traz a imagem bíblica dos Discípulos de Emaús para caracterizar o acompanhamento pessoal da Obra Shalom. O pastor deve assumir a postura de Jesus, que se aproxima dos discípulos, caminha com eles, conversa e deixa que os discípulos tenham a liberdade de lhe contar o que viveram. A ovelha, por sua vez, deve ser vista como os discípulos, que devem ser ajudados a enxergar para além da decepção e da dor, fazendo-os lembrar da força do Evangelho, do valor da vida, do que Jesus sofreu e como Ele venceu o mal e o pecado, ao ponto de “fazer arder o coração” da ovelha pela vontade de Deus.

A formadora geral da Comunidade Shalom finalizou a pregação apresentando trechos da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, que também trata do acompanhamento pessoal

“O natural é que as pessoas fiquem na imanência, no que veem dentro dela. Nós temos que ‘jogar’ essa pessoa para Deus, desafiando-a a acreditar para além: na vida na graça, nas virtudes, nos sacramentos, na Igreja, no testemunho dos santos. O único lugar onde ela vai ouvir falar sobre isso é no Grupo de Oração”, exorta Angelica Teixeira. É assim que a ovelha vai aprender a contar com a Igreja, com os Sacramentos e com a Comunidade; ou seja, a contar com a dimensão sobrenatural para caminhar para a vontade de Deus, o valioso objetivo do acompanhamento pessoal.

Testemunho

O casal Alexandre dos Santos Silva e Ana Raquel Pereira da Silva são discípulos da Comunidade de Aliança no Centro de Evangelização da Parangaba. Eles partilham a alegria de pastorear as ovelhas à vida fraterna no grupo de oração para casais que eles coordenam. São 22 casais que acabaram de sair do Seminário de Vida no Espírito Santo.

Essas 23 famílias agora formam uma nova família espiritual, cujas ovelhas começam a dar os primeiros passos na Obra Shalom. Através do acompanhamento e da partilha das experiências de vida, o Caminho de Unidade encoraja a vivência do matrimônio e repercute em toda a família. “É maravilhoso estar caminhando nessa unidade que envolve as ovelhas, suas famílias, a relação entre esposo e esposa, filhos e parentes. Nas suas famílias eles refletem aquilo que Deus os chamou a ser”, comemora Alexandre.

O Congresso do Caminho da Paz

Com o tema “Um novo derramamento do Espírito Santo” o encontro celebra os 15 anos do itinerário formativo e oracional da Comunidade Shalom. De 15 a 17 de março estão reunidos na Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz, em Fortaleza, membros dos Ministérios de Pastoreio e Ensino e acompanhadores de diferentes missões da Comunidade Católica Shalom espalhadas pelo Brasil.

 

Leia mais:

Ao longo do Caminho da Paz, Deus gera frutos de santidade

“Dar de graça o que de graça recebemos” exige testemunho pessoal

Vida de oração, alimento no Caminho da Paz

“Evangelizar é formar filhos maduros para Deus”, afirma Pe. Antônio na abertura do Congresso do Caminho da Paz

Congresso do Caminho da Paz divulga lista de pregadores e programação oficial

Caminho da Paz: movimento de escolha entre o Eterno e o transitório

Comunidade Shalom prepara celebração especial para os 15 anos do Caminho da Paz

Conheça os livros base do Caminho da Paz Kids

15 anos de Caminho da Paz: Confira alguns testemunhos


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.