Em um dos Escritos da Comunidade Shalom, ao falar sobre o Amor Esponsal, cerne da Vocação Shalom, Moysés Azevedo, nosso fundador, escreve: “Em seu infinito Amor o Pai quis escolher Almas Esposas para o seu Divino Filho. Para isso não escolheu as melhores, as mais belas, mas a fim de realizar sua grande Obra resolveu escolher as mais pecadoras, as mais fracas, os vasos de argila, para aí realizar Sua grande Obra, toda glória pertence assim Àquele em que nelas tudo realizou”.
Caminhar em procissão na Comunidade Shalom é se deparar constantemente com essa verdade: Eu sou muito pecadora, eu sou muito fraca, eu não consigo seguir a Cristo com minhas forças. E meus irmãos são assim também: pecadores eleitos!
Leia também| Moysés Azevedo sobre os 40 anos da Vocação: “a nossa história está apenas começando”
Desejamos ser santos
A vida missionária é bela, é verdade. O nosso alvo é a santidade, é verdade. Desejamos isso porque fomos muito amados para muito amar. Mas, não se engane, um TAU no pescoço não faz de nós imaculados. Pelo contrário, é um sinal da GRANDE Misericórdia de Deus. As 2h de oração diária são sustento para não cairmos, mas muitas vezes acabamos tropeçando em nosso orgulho e nossos pecados, fraquezas, hipocrisias podem espantar. Perdão! Somos um povo a caminho.
Nós não somos santos, mas queremos muito SER. Nós acreditamos na santidade, acreditamos no Evangelho, acreditamos na Igreja. Por isso e por Amor Àquele que tanto nos perdoou, lutamos todos os dias contra nós mesmos, para que o Novo de Deus possa brilhar em nós.
A cada passo que eu dou em direção à meta – a santidade – eu vejo com mais clareza o meu pecado e a maldade que sou capaz de fazer. E mesmo com tudo isso, eu encontrei um Deus que me ama incondicionalmente e mesmo que eu cometa os pecados mais feios, nojentos, imorais, Ele não vai desistir de mim. Ele vai até o fim!
Por isso, há lugar para todos nessa procissão, a única coisa necessária é se decidir pela santidade, estar disposto a ser humilhado pela misericórdia que, toda vez que você cai, te levanta e te convida a voltar a caminhar.
Dica de leitura
Livro Amor Esponsal: chama viva que inflama e purifica o coração capacitando-o a aderir incondicionalmente e com vigor a bem-aventurada vontade do Pai. Finalmente, foi escrito este que é um estudo sobre o Escrito Amor Esponsal, cerne da Vocação Shalom. Faz parte de uma série de estudos sobre os Escritos da Vocação.
Adquira o seu na Livraria Shalom.