Mundo

Hiroshima faz minuto de silêncio pelos 70 anos da bomba atômica

comshalom

Cerimônia ocorreu às 8h45 locais, no Memorial da Paz

hiroshimaAs autoridades japonesas e a população de Hiroshima recordaram nesta quinta-feira (6) as vítimas da bomba atômica lançada contra a cidade pelos Estados Unidos há exatamente 70 anos, nos estágios finais da Segunda Guerra Mundial.

Centenas de pessoas e de representantes diplomáticos se reuniram no Memorial da Paz às 8h45 da manhã, horário em que o explosivo foi detonado em 6 de agosto de 1945, para fazer um minuto de silêncio em homenagem aos mortos, contabilizados em 80 mil, além de 13 mil desaparecidos e 40 mil feridos. Três dias depois, outra bomba foi lançada sobre Nagasaki.

A cerimônia de hoje contou, pela primeira vez na história, com um representante do governo dos EUA, Rose Gottemoeller, subsecretária de Estado para o Controle de Armas e Segurança Internacional.

O prefeito de Hiroshima, Kazumi Matsui, disse esperar que o presidente norte-americano, Barack Obama, visite a cidade durante a cúpula do G7 (grupo que reúne as sete maiores economias do mundo) do ano que vem, no Japão, para “escutar os relatos dos sobreviventes”. “Até quando existirem bombas nucleares, os sobreviventes poderão aparecer a qualquer momento”, comentou.

Fonte: Ansa


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.